Cheat On Me, If You Can - KDRAMA RESENHA


Gênero: Mistério, Romance, Comédia

Episódios: 16

Emissora: KBS

Período de exibição: Dez/20 a Jan/21

Onde assistir: Kocowa

Diretor: Kim Hyun Suk  (My Golden Life)

Escritora: Lee Sung Min (Mystery Queen)

Elenco:

Jo Yeo Jung as Kang Yeo Joo / Park Yeo Joo

Ko Joon as Han Woo Sung

Kim Young Dae as Cha Soo Ho

Yeon Woo as Ko Mi Rae


Família da Yeo Joo  e do Woo Sung

Song Ok Sook as Yum Jin Ok (Yeo Joo's housekeeper)

Na Young Hee as Woo Sung's mother

Yoon Yoo Sun as Kang Yun Ok (Yeo Joo's mother)


Familia do Jin Ho

Jung Sang Hoon as Son Jin Ho (Woo Sung's bestfriend)

Lee Se Na as Min Yoon Hee (Jin Ho's wife)

Kim Ji Hoon (김지훈) as Son Dong Ho (Jin Ho & Yoon Hee's son)


Emissora

Hong Soo Hyun as Baek Soo Jung

Gong Sang Ah (공상아)as Oh Hyun Jung

Yoo Joon Hong as Kim Duk Ki


Polícia de Seodong 

Lee Shi Un as Jang Seung Chul (detective)

Kim Ye Won as Ah Se Jin (detective)

Lee Tae Hyung (이태형) as Hong Sung Wan


The O Ville Publishing Company

Kim Soo Jin as Yang Jin Sun (CEO)

Song Seung Ha (송승하) as Na Yoo Ri (assistant)


National Intelligence Service

Oh Min Suk as Ma Dong Kyun (Director)

Bae Noo Ri as Uhm Ji Eun (agent)

Heo Jae Ho as Moon Jung Ho (agent)


Outros

Kim Do Hyun as Nam Ki Ryong (Korea's leading political consultant)

Han Soo Yun as Park Hye Kyung

Kim Jung Pal (김정팔) as Bae Jung Sik

Jun Soo Kyung as Yoon Hyung Sook (Soo Jung's agency CEO/Park Jae Geun's wife)

Won Hyun Joon (원현준) as black agent

Choi Jung Woo as Park Jae Geun

Kim Min Sang as Kwak Jung Moon

Yoo So Young as a woman who jogging at the park (ep 1)

Jo Wan Ki as TV Show PD (ep 13-14)

Sinopse:

Uma escritora famosa, se envolve no caso de um homicídio de uma atriz famosa.

Contexto: Coreia do Sul, 2020.

O drama

O drama começa com o Woo Sung pedindo ajuda a uns agiotas para matarem a sua mulher, depois voltamos no tempo para três meses antes do dia da chuva. Woo Sung tá indo treinar, e brinca com a Yeo Joo que vai encontrar a amante. Woo Sung trabalha em um programa chamado historias matinas, onde dá a sua opinião técnica acerca dos assuntos, e é neste ambiente que ele conhece a Soo Jung. Quando Yeo Joo assiste a entrevista do marido na TV ela vê que a Soo Jung retornou a Coreia. 

Yeo Joo vai a um evento forçada e enquanto isso Woo Sung vai encontrar a amante. No evento Yeo Joo é atacada por um grupo religioso.  Yeo Joo ganha um novo assistente Soo Ho. Yeo Joo convida Soo Jung para jantar em sua casa, Woo Sung fica nervoso e pensa se a esposa pode ter desconfiado de algo. Yeo Joo discute com a Soo Jung e decide encontrar ela.

Woo Sung conhece Mi Rae, Soo Jung morre e o drama fica voltado para descobrir quem é o assassino da Soo Jung.

Cheat On Me, If You Can se torna o nome do livro que a Yeo Joo começa a escrever, depois que ela desconfia que seu marido está traindo ela. Quando ela comenta com a chefe Yang da editora sobre seu novo livro, a chefe Yang fica muito perturbada e pede para que ela não publique. Há um famoso livro da Yeo Joo  "a sala da oração secreta" que as pessoas só ouviram falar, mas nunca leram.

Yeo Joo e Woo Sung

Os dois se conheceram em um Goshion, enquanto ele ajudava um amigo e estudava para o exame da ordem, ele lia os livros que a Yeo Joo havia escrito. A Yeo Joo apareceu e pediu um quarto, um quarto especial que alguém tivesse morrido, um quarto bizarro. Ele acaba se apaixonando por ela, 5 meses depois ele vai em uma sessão de autógrafos dela, e pede o número de telefone dela.

Os dois passam a namorar, e depois acabam se casando.

Apesar das ameaças da Yeo Joo, Woo Sung vive traindo ela. Porém os dois se gostam, e a Yeo Joo não mede esforços para proteger o seu marido.

Quando ela encontra  a Mi Rae no armário do escritório do marido, ela fica bem mexida. E fala para ele que a Mi Rae gosta dele e ele gosta da atemção dela.

É graças a Yeo Joo que ele não morre nas mãos do Jae Ha.

Yeo Joo e Baek Soo Jung

As duas se conhecem há bastante tempo. A madrasta da Yeo Joo geria uma agência, e fez com que a Soo Jung ficasse famosa. Yeo Joo sabe que a Soo Jung era envolvida nos esquemas de seu pai. Soo Jung trabalha em um mesmo programa que o Woo Sung faz parte, quando Yeo Joo vê a entrevista do marido a TV ela vê Soo Jung e lembra do que aconteceu nove anos atrás, Soo Jung culpa a Yeo Joo por ter que ir embora para os EUA. 

Soo Jung tem um caso com o Woo Sung mas a Yeo Joo não sabe.

Yeo Joo e Senhor Ma

Os dois se conhecem da época que a Yeo Joo era repórter.  Quando ela escreve o livro "A sala da oração secreta", ele é mandado a matar ela, momento em que ele causa o incêndio. Porém ele recebe uma ligação, e é obrigado a salvá-la, ai é quando ele adquire as queimaduras. Por causa do seu serviço como agente secreto a sua noiva o deixa. 

Ma Dong Gyu reencontra Yeo Joo disfarçado de editor, e assina um contrato com ela. Ele, junto do pai dela está tentando impedir que ela publique informações confidenciais da lavagem de dinheiro e porte de armas que o pai dela, deputado e candidato, gere.

Dong Gyu a odeia, porque foi por causa dela que a noiva dele o deixou.

Yeo Joo e Soo Ho

Os dois se conhecem em um evento da Yeo Joo e ele acaba se tornando assistente dela. Ele recebe como missão vigiar a Yeo Joo. Soo Ho investiga a relação dela com o senhor Ma. E acredita boa parte do tempo que a assassina da Soo Jung é a Yeo Joo. Ele desenvolve um carinho especial por ela e até a convida para sair no final do drama.

Woo Sung e Ko Mi Rae

Os dois se conhecem quando Woo Sung quase atropela a Mi Rae. Ele fica fascinado pela sua beleza. Depois ele a reencontra em uma palestra na faculdade. Ele perde uma caneta e ela envia ao seu escritório. Mi Rae acaba salvando a vida dele quando ele quase se afoga no Rio Han, depois desse acontecimento os dois passam a se encontrar mais frequentemente. Quando ela é ameaçada pelo marido, Woo Sung é a primeira pessoa que ela liga, e é ele que vai buscar ela na delegacia. Quando ela pensa em se matar ela também liga para ele. Mi Rae se apaixona por ele e ele até se interessa por ela, mas no final ele escolhe não seguir encontrando-a.


Personagens

Kang Yeo Joo

Escritora famosa, seus livros são sobre crimes bem graves e cruéis, principalmente quando se trata sobre maridos que traem. Ela é casada com o advogado Han Woo Sung, o marido querido da nação. Yeo Joo tem um temperamento difícil, e é cheia de manias. Ela tem dificuldades de demonstrar seus próprios sentimentos. Vive ameaçando seu marido, que se ele a trair ela o mata. Sua adolescência fora dificil, viu a mãe cair da janela do apartamento e morrer na sua frente. A mãe fora acusada de suicídio porem ela sabe que a mãe fora morta pela sua atual madrasta. Após a morta da mãe ela teve uma internação psiquiatra e depois fora morar com os avós. Yeo Joo fora repórter e quase morreu tentando denunciar os esquemas corruptos do seu pai, que é deputado. Ela é super minuciosa e adora investigar crimes. Passa o drama inteiro sendo acusada como a assassina da Soo Jung. É obcecada pelo marido e pela ideia de que ele possa trair ela.

Han Woo Sung

Advogado famoso, conhecido como o maridinho da nação. Atua ajudando mulheres a se divorciar. Casado com a Yeo Joo. Mulherengo, está sempre se envolvendo com mulheres diferentes, porém ele é super cuidadoso para não ser pego. Morre de medo da Yeo Joo e estuda suas mudanças comportamentais a fim de saber a melhor forma de agir. Quer entrar para a carreira política, por isso se envolve em diversas causas sociais.

Cha Soo Ho

Trabalha para o serviço de inteligência nacional. É inteligente, prático, não gosta de seguir ordens sem saber exatamente todos os detalhes.

Ko Mi Rae

É filha de uma família rica (grupo saemirae), porém se finge de pobre para ter uma vida normal. É constantemente vigiada pela mãe e o pai. Estuda artes na faculdade. Sua autoconfiança e autoestima são baixas, e ela durante boa parte do drama fica em uma posição de marionete, também se coloca em situações onde as pessoas a humilham. Ko Mi Rae é casada com o Seo Jae Ha do grupo JinSong, ela vive um relacionamento abusivo, onde ocorrem agressões físicas, verbais e sexuais, os dois moravam nos estados unidos, ela retorna a Coreia e ele volta um pouco depois. Ela tenta se matar uma vez na banheira e depois planeja se atirar do prédio do hospital. Só muda de ideia quando o Sun Woo liga para ela e diz que ela é importante. A partir desse momento ela começa a ter uma postura mais firme no drama, porém o seu objetivo principal é o Woo Sung.

O marido dela acaba preso por causa do consumo de drogas.


Final do Drama

O culpado pela morte da Soo Jung é descoberto, é a madrasta da Yeo Joo. Yeo Joo termina o seu livro e expõe toda a corrupção do seu pai, ele acaba preso. Mi Rae consegue colocar o marido na cadeia.  Sun Woo acaba sendo sequestrado por estar envolvido com a Mi Rae, na questão do divórcio. Porém Soo Ho o salva. Soo Ho sai do serviço nacional. Yeo Joo recebe uma ligação do Kwak Jung Moon dizendo que o marido dela pagou para matar ela, e contou a ela que ele a traira. O drama termina com a Yeo Joo xerocando várias páginas da concessão do Woo Sung sobre os direitos físicos dele.


Expectativa do drama x Realidade

Sinceramente eu esperava um drama no estilo de "The World Of Marriage", sobre relacionamentos, famílias e etc. Mas este acabou se tornando um drama sobre corrupção política e as instituições religiosas.


Representações Sociais e Análises Gerais

"Não é bonita demais para ser autora"? Primeira frase que o Woo Sung fala quando vê a foto da Yeo Joo na capa do livro dela. Aquela velha representação social da competência x beleza.

O caso da Soo Jung com o Woo Sung, parece uma forma da Soo Jung punir a Yeo Joo pelo que aconteceu no passado.

O comportamento da Yeo Joo em relação ao tema traição, e a forma como ela pune os seus personagens que traem em seus livros mostram todo o ressentimento dela em relação a morte da mãe e ao relacionamento do pai com a Yoon Ok. Pois ela sabe que a mãe fora assassinada pela amante do seu pai, e sofrer uma traição para ela tem um significado e simbolismo muito dolorido.

Yeo Joo após a morte da mãe, é internada em um hospital psiquiátrico, ela viu a mãe cair da janela do apartamento em cima do carro a sua frente. Quando ela reencontra a madrasta a sua saúde mental e o fato de que ela já fora internada é a primeira forma de ataca-la em relação a sua sanidade.

O drama também retrata o relacionamento abusivo da Mi Rae e do Jae Ha, e como esse tipo de relacionamento pode levar ao suicídio. Pois ela apesar de ter dinheiro, e ser inteligente, não conseguia ter forças e encontrar formas para sair daquele relacionamento abusivo. Quando ele chegava ela perdia suas forças e a única coisa que ela conseguia sentir era pavor dele.

O comportamento da Yeo Joo de uma forma geral, era todo um disfarce para que ela conseguisse vestir aquela personagem forte e cruel, a fim de enfrentar os seus traumas: a morte da sua mãe e as ações criminosas do seu pai. Ela tinha dificuldade de relacionamento interpessoal, e também de comunicação. Colocava toda a sua dor e raiva nas escritas dos seus livros.

O drama trás a reflexão sobre política e as instituições religiosas, mas não aprofunda.

Considerações sobre o drama

Todo o drama acontece em um período de 3 meses. Ao meu ver o foco do drama muda muito durante os episódios.

Alguns pontos que era o foco do drama

1. O que a gente mais queria ver era o que a Yeo Joo ia fazer se ela descobrisse a traição do Woo Sung (e isso não acontece);

2.  Qual o verdadeiro relacionamento da Yeo Joo e do Senhor Ma (sim isso a gente descobre);

3. Quem matou a Soo Jung (também descobrimos), porém esperávamos que fosse outra pessoa.


Mensagem do Drama:

Não traia! hahahaha

Eu acredito que o drama quis mostrar que todo esse comportamento de ataque da Yeo Joo na verdade mostrava uma forma de defesa, e uma pessoa com feridas muito profundas na sua historia de vida. E também aquele ditado, nem tudo é o que parece, para aqueles (EU) que achavam que a Yeo Joo era a assassina do drama.


Premiações:

Excellence (atuação excelente) Jo Yeo Jung

Netizen Award (popular entre as pessoas) Kim Young Dae

Best Couple (melhor casal) Jo Yeo Jung e Ko Joon


OST

Eu gostei da OST do drama, mas nada de morrer de amores.


Antes que alguém me xingue xD, eu adorei o couple da polícia e queria que o drama tivesse mostrado mais aspectos sobre a historia deles :/





Comentários