KDRAMA RESENHA- BECAUSE THIS IS MY FIRST LIFE


Versão coreana do drama Nigeru wa Haji da ga Yaku ni Tatsu.


Lee Min Ki (Dal Ja's Spring) e Jung So Min (Payfull Kiss) como casal principal.

Sinopse: Yoon Ji Ho (Jung So Min) é assistente da escritora há 5 anos, após descobrir que o seu irmão tinha uma namorada, e que esta estava grávida ela decide se mudar,só que morar sozinha é algo caro. Por meio de um amigo ela consegue alugar um quarto na casa de uma "desconhecida", após alguns dias morando junto ela descobre que essa desconhecida é na verdade um homem.
Nam Se Hee (Lee Min Ki) é um designer de app e precisa de alguém para ajudar com as despesas da sua casa,pois ele tem longas prestações para pagar, por meio de um amigo ele acaba encontrando um "colega de quarto" que depois ele descobre ser UMA colega de quarto. Se Hee percebe que Ji Ho e ele se dão bem morando juntos e devido a insistência de sua mãe para que ele se case logo, pergunta para Ji Ho se ela não gostaria de casar com ele, ela precisa de uma casa e ele precisa de um casamento. Os dois acabam se casando.

Personagens:

Lee Min Ki como Nam Se Hee. 37 anos, designer computer vive com sua gata e acha que isso é totalmente aceitável.Não curte relacionamentos por achá-los complicados, e acredita que casamento é algo criado pela sociedade para manter a ordem (Se Hee ia adorar uma psicologia social hahaha). Tem uma relação difícil com seu pai, esse que interferiu em seu último relacionamento e ignora sua mãe. Seu primeiro amor terminou de forma traumática, e ele ainda não conseguiu lidar com isso direito. Trabalha para pagar as prestações de sua casa e para ele isso é totalmente suficiente. (Obviamente ele tem traumas do relacionamento e entrou em racionalização dos seus sentimentos)


"Sim, casar com a minha inquilina era a resposta."


Essa cena xD


"Como pode o casamento ser o resultado do amor?
Na sociedade moderna o casamento é apenas um sistema para preservar os nossos genes."

Parece que o Se Hee ia amar uma psicologia social, não é mesmo?



Jung So Min como Yoon Ji Ho. 30 anos, escritora, metade do drama como trabalhadora de meio período. Vem de uma criação patriarcal, onde lutou para estudar o que queria e realizar o seu sonho de ser escritora. É meia tontinha, mas quando decide uma coisa ela raramente desiste.Não teve relacionamentos prévios, apenas crushs. O seu primeiro beijo é com um desconhecido em uma parada de ônibus.


"Eu quero encontrar alguém como um destino"


Eu estou solteira desde o nascimento.
TAMOJUNTO JIHO xD


Eom como Woo SoJi. 30 anos trabalha em uma grande organização,onde enfrenta preconceitos por ser mulher e por gostar de andar por ai sem sutiã, tem uma personalidade forte e trabalha bastante para ajudar a sua mãe que tem problemas de saúde. Depois de muita insistência ela acaba se tornando namorada do Ma Sang Go. Nunca se deixa abalar com s situações as quais enfrenta. Seu sonho é tornar-se uma CEO.


Park Byng Eun como Ma Sang Go, 38 anos presidente uma empresa de tecnologia,chefe e amigo de Se Hee. Acaba se apaixonando por SoJi.Ele acredita ter domínio total em relação as mulheres e o jogo da conquista, até encontrar So Ji

Kim Ga Eun como Yang Ho Ran. 30 anos, gerente de um restaurante namora há 7 anos com Won Suk com quem tem esperanças de se casar,na verdade a personagem dela só pensa em casamento e como o casamento vai fazê-la feliz, é a mais chatinha do drama. Ah e ela mora com o namorado.


Kim Min Suk como Won Suk. 30 anos, engenheiro que está tentando desenvolver o seu próprio negócio, namora com Ho Rang há 7 anos e nem sonha em casamento,não tem muita noção da vida adulta.




O drama:

Duas pessoas que em suas circunstâncias particulares decidem morar juntas para resolver o seu problema de curto prazo,em um contrato de 2 anos. E para isso elas se casam perante a sociedade. Qual o verdadeiro significado do casamento? E por que que as pessoas se casam? A vida é vivida somente uma vez, e tudo acontece pela primeira vez. 
O drama conta a história de 3 casais e seus conflitos conjugais, seus problemas psicológicos.
Iniciando em 1996 com o aniversário da Ji Ho e a sua frustração em nunca poder assoprar as velas, porque o seu irmão mais novo o fazia, enfatizando a sua vida em uma família tradicional coreana patriarcal. Finalmente quando ela faz 20 anos, na comemoração com as suas amigas de infância, ela faz então o seu primeiro pedido: Se tornar uma excelente escritora.
10 anos se passam, e Ji Ho finalmente havia se tornado uma escritora. Após meses fora de casa, para auxiliar na escrita do drama, Ji Ho retorna para a casa que ela divide com o irmão, e o flagra na cama com a namorada, além de descobrir que ela se tornará tia. Então ela decide se mudar.Após procurar por diversos lugares,e descobrir que é caro morar sozinha,Ho Rang a indica a um amigo de faculdade do Won Suk que está procurando por um colega de quarto...Nam Se Hee, confundindo o nome por pertencer a alguém do sexo feminino.


"Você gosta de mim?"
"Não"
E assim começou o amor xD

História Ji Ho e Se Hee:


Ela encontra Se Hee pela primeira vez no restaurante onde estava com a equipe do drama que ela era assistente da escritora. Os dois assistem futebol juntos na rua do lado de fora do restaurante, ao mesmo tempo que ela vê o seu crush pegando outra menina.Depois ela reencontra Se Hee na parada de ônibus, onde ele lhe diz algumas palavras de conforto.

"Passar por essa vida é a primeira vez para todos nós de qualquer forma"

Então com o impulso do momento ela o beija, pega o ônibus e vai embora. Ela encontra-o novamente no elevador quando está indo para casa, e descobre que na verdade mora junto com ele. Com a convivência do dia a dia Se Hee percebe que Ji Ho se encaixa perfeitamente para ser sua falsa esposa, que além dele conseguir uma renda para ajudá-lo a pagar as prestações de sua casa e não precisaria ir mais a encontro as cegas planejados pela sua mãe. 

Os dois se casam. 


Ji Ho começa a perceber que só ter um quarto não é suficiente, e que ela precisa de mais, só que Se Hee em um primeiro momento não está pronto para dar esse mais que ela quer...até que ele percebe que gosta dela também, e os dois vão se descobrindo juntos, crescendo juntos, e isso é a melhor parte do drama.Ji Ho descobre o que um romance parece ser e Se Hee cura o seu coração partido.




"Eu posso
te abraçar?"

Sobre esse drama e o toque permitido, muitas vezes nos quesionamos até onde vai essa questão de "jogar na parede e chamar de largatixa" ou "ai a mocinha queria mesmo", até que ponto não é uma violência contra a vontade de mulher? Esse drama quando se trata de toque geralmente o Se Hee pede permissão para a Ji Ho.



Você quer dormir comigo
hoje a noite?


Eu estou seriamente curiosa sobre algo.
Você não quer fazer isso com ele?
O que eu quero fazer com ele?
É o cara que você gosta.


Eu nunca vou deixar as mãos de sua filha ficarem molhadas.
GENTE QUE DECLARAÇÃO LINDA É ESSA?
MORRI
HAHAHA

História So Ji e Mang Go: 

So Ji trabalha em uma empresa de dominio masculino,onde enfrenta diversos tipos de preconceitos pelo simples fato de ser mulher,ela conhece Mang Go em um jantar de equipe e acaba dormindo com ele. Mang Go se apaixona pela personalidade forte de So Ji,e com o fato dela não querer nada com ele. Ele é super insistente com ela, e ela acaba se rendendo a sinceridade dele aos poucos.


"Nós dormimos juntos, não?
Eu dormi com você, o ano passado?
Você realmente não lembra de anda?"

Soo Ji sendo má HAHAHA



História Ho Ran e Won Suk:

Os dois namoram por 7 anos e ela suporta ele financeiramente,moram juntos. Ho Ran agrega o fato deles estarem juntos durante todo esse tempo como que o casamento sendo um passo óbvio e obrigatório. Won Suk não faz ideia disso, e nem pensa em casamento. A personagem da Ho Ran fica em torno do casamento, do fator da idade dela e busca em um pertencimento na classe de mulheres casadas, para que ela possa parar de trabalhar e ser dona de casa, como se mais nada na vida dela importasse. Por outro lado Won Suk a pouco tempo terminou a faculdade e está tentando montar o seu primeiro negócio, do qual ele desiste para ter um emprego formal, porque Ho Ran quer se casar com ele,mesmo ele não estando muito afim.Aos poucos ele vai percebendo que não está pronto para isso e termina com ela.Temos então o famoso drama,eu não vivo sem você.E nesse caso a ruptura foi benéfica para ambos e ambos cresceram ao superar isso.



Historia Ji Ho, SoJi e HoRan:

Elas se conhecem no ensino médio, quando elas tinham 18 anos. Ho Ram senta-se ao lado de Ji Ho por ela ser a estudante mais inteligente da turma. So Ji é uma estudante transferida. Ho Ram espalha um rumor sobre a mãe de So Ji, e as 3 acabam brigando. Após um pedido de desculpa de Ho Ram para So Ji, elas se tornam amigas.





Representações Sociais: Casamento tradicional e a suposta felicidade relacionada a ele (Ho Ran  e Won Suk); Casamentos por contratos; Papel da mulher no núcleo familiar (familia patriarcal da JiHo, cobrança da familia do Se Hee para que ela não se trabalhe e seja dona do lar); segregação ocupacional de gênero nas organizações coreanas (preconceitos e discriminação em relação a personagem da So Ji por ela ser mulher e por ela gostar de andar sem sutiã); Bo Mi sendo a única mulher em uma empresa de TI;


Você deve engravidar essa noite também. (sobre continuar a familia xD)


- Você não está usando sutiã?
- Isso me sufoca. Eu não consigo digerir bem se eu uso isso.

Mensagem do Drama:

Esse drama trás tantas mensagens. Acredito que a primeira é que essa é a nossa primeira vida e por isso devemos vivê-la intensamente, e que não importa a idade que estamos vivendo as nossas primeiras vezes. Segundo, casamento e felicidade não é algo que está vinculado automaticamente e que a conquista de um não significa aquisição natural do outro. Terceiro, ninguém morre de amor. Quarto, se a pessoa é para ti, ela vai vir até ti, naturalmente. Enfatiza as complicações do mundo adulto, a crise existencial aos 30 anos, quem somos? quem devemos ser? e o que fazer daqui para frente...
A Ji Ho reflete o tempo todo, o que levou ela a ir para Seul e todas as decisões que vieram junto com isso, e é muito explicito o crescimento pessoal dela ao longo do drama. Há um enfoque nos relacionamentos, as suas necessidades, os seus desentendimentos, e que as duas pessoas dentro do relacionamento devem estar dispostas a tentar.

Os Livros: 



Todo mundo amou o poema do livro né? A Visitor


Um visitante.

" Encontrar alguém na vida...
é na verdade algo surpreendente.


Isso porque...
ele trás consigo o seu passado, o presente,
e,
o seu futuro.


Porque a vida inteira de alguém está vindo junto.
O coração é frágil.
Por esse motivo, pode ter sido quebrado.
Esse coração está vindo também."


Enquanto eu estava pesquisando sobre o livro Poem Collection: The Island, eu encontrei esse post muito legal do Korean Drama Land, citando os livros do drama Because This Is My First Life.

BOOK 세계의 끝 여자친구
AUTHOR: KIM YEONSU [김연수] (2012, FIRST EDITION 2009)
TITLE: 세계의 끝 여자친구

Esse é aquele rosinha que a Ji Ho ganha do Bok Nam, o nome dele em inglês é "You Only Love One"

BOOK TO ROOM NINETEEN
Author: Doris Lessing [도리스 레싱]
Title: To Room Nineteen [19호실로 가다]

Quando Ji Ho e Se Hee estão na cama no episódio 11/12 eles falam sobre esse livro que está na cabeceira da cama dela, e depois ela se senta na parada de ônibus no episódio 13 e narra:
“Na historia para o quarto 19, a personagem principal termina tendo o seu quarto escondido,sendo descoberto pelo marido. E a mulher mente para o marido que ela estava tendo um caso. Eu tinha 20 anos e não consegui entender ela. A existência do quarto é mais importante do que mentir sobre o caso?"

BOOK 운다고 달라지는 일은 아무것도 없겠지만
Author: Park Joon [박준]
Title: There’s nothing wrong with changing things [‘운다고 달라지는 일은 아무것도 없겠지만’] (2017)

Se Hee lê o capítulo ‘어떤 말은 죽지 않는다’ [‘Algumas palavras não morrem’]. As mesmas linhas que a sua ex-namorada fala para ele em frente ao elevador para fazê-lo entender a importância de confessar os sentimentos com palavras. E é o livro que a Ji Ho vai comprar mas não acha.

"Você sabe que as palavras podem sobreviver apenas quando elas alcançam o coração das pessoas?
Você tem que dizer isso alto para elas alcançarem outros corações."

BOOK 지상의 마지막 오랑캐
Author: Lee Young-san [이영산]
Title: 지상의 마지막 오랑캐 (2017)

“Os mongóis não queimam as pessoas ou as apagam quando elas morrem. Ao invés disso, eles carregam o corpo das pessoas mortas em um carrinho e deixam elas em algum lugar que eles não conhecem. Depois, eles vão para esse lugar novamente e verificam os corpos. Eles lamentam se os corpos ainda estiverem lá. Mas se apenas os ossos brancos permanecerem, eles voltam felizes. Eu vim a imaginar o que será deixado em meu coração em minha volta para esse quarto depois que eu deixar aqui."

Como todos os livros citados apareceram na cena do drama, no post citado acima eles acreditam ser referência ao livro que aparece quando a Ji Ho escreve a carta para o Se Hee.

O filme "The Graduate" em português "A primeira noite de um homem" e o drama "Because This Is My First Life"


Eu não tinha percebido as relações do livro com o drama kkkk, mas o poster do filme eu percebi e fui pesquisar, na verdade resolvi assistir a esse filme, que todos dizem ser um clássico. (depois eu atualizo essa parte hehe)



Final: Previsível, mas esse drama não era questão de ter algo fora da normalidade,pelo contrário, um final realista e "feliz" porque eles estão juntos, no momento presente. E eles trazem um novo pensamento para o casamento, como por exemplo passar o feriado na casa dos pais cada um na sua família, o que na Coreia seria uma falta de respeito com os mais velhos.

"Se você se casar ou não,
se o seu casamento for registrado ou não,
O qualquer que você escolha
nada dá errado...
O que importa é...
passar o tempo com a pessoa que está próxima a você,
neste exato momento,
não importa o que.
Por isso mesmo que hoje nós apenas,
focamos em amar um ao outro.
E para  aqueles vivendo esse momento,
com toda a minha sinceridade,
eu te desejo sorte
Porque essa é a primeira vida de todos."
- Ji Ho -

Aquele drama que faz o coração da gente flutuar, e também querer ter um romance.Um drama simples, de cotidiano, e é isso que deixa ele tão leve e bom de assistir. Eu amei, vou assistir novamente!!! Ainda por cima ganhamos várias referências sobre a literatura coreana *o* dramas que agregam <3

Onde assistir:
Kingdom Fansubs
Viki
My Asian Tv

OST: Eu amei a OST desse drama <3










Dramas similares: Full House, Marriage Not Dating, Marriage Contract, Lie To Me,Mask

 Eles arrasaram nesse drama e essa foto gente! *O*


Comentários

  1. Amei sua resenha e o drama inteiro me fisgou de jeito, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu feedback! Né eu também amei esse drama <3 é um dos meus preferidos!

      Excluir
  2. Gostei da sua resenha ao drama. Vou assisti-lo.

    Aproveitando, visite a nossa loja de produtos orientais. https://kireishop.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, muito obrigado por falar dos livros citadoa no drama, queria tanto ler... Pena não serem traduzidos.

    Acabei de maratonar na Netflix, roubou o 1 lugar de Suspicious Partners na minha lista 😭😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! É lindo esse drama né, um dos meus preferidos! eu também queria ler os livros do drama TT mas coreano ainda insuficiente hehehe. Obrigada pelo feedback!

      Excluir
  4. Respeito a sua opinião, mas sinceramente não vi nada disso nesse dorama chato, parado e super cansativo de assistir...o casal principal é de uma chatice sem tamanho, ela é até legal quando tá com as amigas, mas quando tá com ele, parece que tá com sono e preguiça de falar...as cenas com eles, parece que estão em câmara lenta...fora que ele parece um robô...as falas e os gestos dele são absurdamente chatas e sem emoção ! A mensagem do dorama pode até ser legal...mas a atuação dos protas foi péssima, o que salvou esse dorama foram os casais secundários, e a gatinha kitty !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada por comentar!! Ah talvez o drama não seja do seu estilo, hehe. Assim como tem dramas que muita gente ama e eu odeio, faz parte! Mas é legal ver opinião diferente. Tem muito a ver com personalidade, sentido de vida, e até mesmo estilo de atuação.

      Excluir
  5. Acredito que a mensagem implícita nesse contexto é que o Se Hee tem traços do espectro autista. Você logo percebe através da sistematização do seu cotidiano. Ele faz sempre as mesmas coisas, tem dificuldade de toque, é bastante direto, é literal em suas colocações, não consegue realizar ligações de pensamento ou associações. Porém é extremamente inteligente e disciplinado no que faz. Nota-se que é um dorama inclusivo e com questões sociais. A problematização do preconceito que envolve a figura da mulher no trabalho e suas escolhas em realçai ao casamento. O custo de vida, as escolhas que nós fazemos por vivermos em um mundo real. As tradições familiares e preconceituosas já ultrapassadas. As fake news, enfim dá para se tirar uma série de situações. precisamos as vezes sair do paradigma de casal principal perfeito e perceber que isso tudo acontece mesmo. Gostei, sem violência, sem traições ou joguinhos , e sim conflitos reais, que nos fazem refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim! Achei que ninguém ia comentar sobre o Se Hee parecer estar no espectro.
      Ainda não terminei, mas achei muito fantástico isso, pq, até onde vi, eles conseguem conviver com base no diálogo e do respeito aos limites do outro.
      E isso é fundamental em qualquer relacionamento, mas fica mais evidente e necessário nesses casos.
      Tô amando o dorama!

      Excluir
    2. Nossa não tinha pensando nisso. Realmente achei que tinha algo diferente nele, que bacana vc ter falado sobre isso
      Ótima análise.

      Excluir
  6. Esto amando mas temo que no final possam não ficar juntos.Nossa o romance principal transnite uma sensibilidade para o afeto sem limite.Parabens aos coreanos

    ResponderExcluir
  7. Esse concerteza é um dos melhores doramas que ja assisti, a uns 2 anos quando assisti ñ entendi bem o significado de algumas coisas, mas entendi a lógica do quarto 19. Porém, assistindo uns pedacos no ano passdo pude perseber o quao profundo e incrivel esse drama é. O meu beijo de dorama preferido e desse drama, aquele que eles tão na praia e ele diz pra ela que aquilo nao foi um beijo kkkk achei muito perfeito e emocionante, entendedores entederam.

    ResponderExcluir
  8. Hoje, 14/10/2021, assisto pela 3 vez este dorama, que outrora eu e meu falecido marido amamos assistir. Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário