O ÚLTIMO EPISÓDIO DE...THE WORLD OF THE MARRIED



@devaneiosedoramas - Instagram
Devaneios e Doramas - FACEBOOK
@devaneiosdora1 - Twitter

OBS: CONTÉM SPOILER.
TODOS OS COMENTÁRIOS AQUI SÃO A MINHA OPINIÃO BASEADOS NAS MINHAS VARIÁVEIS DE ESTUDOS, VIDAS E COISAS QUE EU ACREDITO. 

O episódio

O episódio começa falando de 3 semanas atrás. Sun Woo e Joon Young falando sobre a escola e o restabelecimento da vida dos dois em Gosan.  Nisso ouve-se um barulho de senha e Joon Young se retira.

Nesse momento Sun Woo pensa em como seria se nada tivesse acontecido, os três felizes comendo.

Joon Young no quarto apaga todas as fotos dele com o pai. 

Hye Rim vê as luzes da casa acesa e liga para Sun Woo para ver se tudo está bem. Sun Woo joga fora os últimos vestígios dela e do Tae Oh. Enquanto faz compras Sun Woo reencontra a mãe do menino que Joon Young bateu na escola.  E no estacionamento ela reencontra a senhora, que a questiona porque ela não deixou Tae Oh e Da Kyung seguirem o curso natural da vida.

Sun Woo ao ver o telefone do Joon Young tocar fica desconfiada que possa ser o Tae Oh. 

Je Hyuk avista Tae Oh no bar. Hye Rim vai atrás de Je Hyuk porque ele havi sumido depois do episódio que ela não quis beijar ele.  Os dois reatam.

Uma semana atrás.

Sun Woo, Joon Young, Myung Sook  e Yoon Ki  vão no jantar de comemoração da volta de Hye Rim e Je Hyuk que estão juntos novamente.  Toda a situação de volta deixa Joon Young desconfortável. Tae Oh aparece mas no local, mas ninguém o vê.

Hye Rim percebe no dia após o jantar a expressão de Je Hyuk ao dar o café a ele, e isso a deixa desconfortável.

Sun Woo recebe uma foto recolada dela, do Tae Oh e do Joon Young. Joon Young vê a foto e fica furioso. Ela não joga a foto fora e relembra o passado.

Hye Rim conta a Sun Woo que Je Hyuk viu Tae Oh no bar.

Hye Rim após desconfiar de Je Hyuk no telefone, e depois o telefone dele tocar de madrugada, acaba contando a ele o quão infeliz ela está, e decide terminar.

Myung Sook conta a Sun Woo que um amigo dela viu Tae Oh em Gosan.

Sun Woo chega em casa e percebe que Joon Young não está, ela encontra um bilhete do Tae Oh dizendo que o levou.  Ela liga para ele e o convence a dizer onde eles estão.

Tae Oh conta a Joon Young como o pai dele o abandonou na mesma idade, e que ele não quer que Joon Young pense o mesmo. Sun Woo chega e sugere que eles comam juntos. No restaurante Tae Oh começa a chorar e fala de como se arrepende, Joon Young diz tudo ser culpa dele. Tae Oh sugere que eles voltem a ser uma família, Sun Woo e Joon Young ficam chocados.  Joon Young acaba saindo da mesa.

Sun Woo fala que quer ajudar Tae Oh a se reestabelecer, e que se ele ia estragar tudo que ele apenas se matasse.

Eles se despedem na frente do restaurante. Um caminho vem e Tae Oh atravessa na frente. Joon Young grita: PAI. Sun Woo vai ver, mas felizmente ele não tinha se ferido. Joon Young ao ver sua mãe e pai abraçados. Foge.

Eles chamam a polícia.

1 ano depois...

Tae Oh está tentando achar alguém que produza seu script. Ele e Sun Woo ainda mantem contado. Sun Woo voltou a trabalhar. Hye Rim foi para Seul e abriu um café. Da Kyung está estudando o que sempre quis, sobre gerenciamento de galerias de artes. 

O paciente da Sun Woo, Dong Sik, que quase a matou, retorna com um aspecto melhor, e fala para ela que a vida é sempre em estado de ansiedade. Sun Woo recebe correspondências sobre crianças que fugiram de casa e aconselhamento para crianças fugidas, além de cartas sobre o reencontro com o filho.

Enquanto toma seu café, ela escuta o som da senha e o vulto do Joon Young voltando para casa.

As últimas informações do drama são em forma de narrativas dos e-mails trocados entre a Hye Rim e a Sun Woo.


Término de Hye Rim e Je Hyuk
"A vida é resultado das nossas escolhas"
Hye Rim

Eu não esperava que isso fosse acontecer, mas amei que tenha acontecido. O fato da Hye Rim reconhecer os seus próprios sentimentos e se colocar em primeiro lugar é muito maravilhoso. Porque ela soube identificar isso e perceber que o casamento dela não seria mais o mesmo, que ela ia seguir se machucando e desconfiando do Je Hyuk em tudo. E passar por tudo isso apenas para manter um casamento perante a sociedade....não seria saudável. Então ela decide ir para Seul e tentar uma vida diferente, trabalhando, algo que ela não fazia antes. E ela coloca no e-mail que não sabe se não se arrependeria da escolha que ela fez, mas isso é um dado da vida, nunca teremos 100% de certeza e o "se" faz parte da existência humana.

Outro ponto é, não adianta manter algo que já terminou.

Sun Woo e Tae Oh

"A pessoa que partiu meu coração em pedaços.
O inimigo que eu matei.
Minha outra metade de quem eu totalmente me ressenti e também amei do fundo do meu coração.
Ele foi ambos meu inimigo e companheiro.
Ele foi meu melhor amigo e meu arqui-inimigo.
Meu marido."
Sun Woo

No episódio final, percebemos que a Sun Woo ainda tem sentimentos pelo Tae Oh, e que ela nunca vai deixar de ter. O que a prende a ele é o amor? a instituição casamento? o desejo de ter novamente a família perfeita? uma obsessão dela com ele e dele para com ela?

Como que depois de tanto sofrimento, ela não o odeia? Há muitos relacionamentos assim, que funcionam de forma simbiótica, e ao meu ver esse é o caso dos dois.

Eles são tão emaranhados que não conseguem se desentrelaçar. 

A parte da foto rasgada colada com durex que o Tae Oh manda para a Sun Woo, e que ela não joga fora, e ainda se lembra dos momentos felizes dos dois...

Para a Sun Woo, me parece, que la no fundo não desistiu desse casamento e que sim existe uma esperança, de que talvez um dia os dois possam voltar a ficar juntos...

Fuga de Joon Young

"Que escolha eu deveria ter feito?
Deveria ter feito alguma escolha?
Havia no momento uma oportunidade para apagar o erro?
Tudo o que eu havia me agarrado foi inútil...
Quando chegou a hora eu percebi tarde demais...

Eu perdi o que era mais importante para mim."
Sun Woo

Na minha opinião, o que faz com que Joon Young fuja é a cena dos pais abraçados e talvez uma possibilidade deles voltarem, na cabeça dele, ,porém a cena foi apenas a gota d´agua, le já tava saturado da relação dos dois faz tempo, ele viu a reação da mãe com a foto, na hora que ela foi buscar ele lá no lago ele também viu a reação dela, no jantar então foram uma sequências de fatos que foram se acumulando e quando ele viu a cena dos dois abraçadosa, ou seja uma concretização do medo dele, foi o estopim. Para ele a ideia dos pais voltarem a ficar juntos é tão insuportável que ele não conseguiu lidar com aquela imagem e teve que fugir... E na fala da Sun Woo, ela percebe isso também, que ao perdoar, ao fazer aquela escolha, ela acabou perdendo a coisa mais importante, que era o filho...

E talvez o fato dela saber que foi por isso...pelas ações dela e do Tae Oh, o desespero dela com a fuga do Joon Young tenha sido do tipo, bem eu não mereço meu filho aqui comigo, então essa é uma punição que eu devo receber por tudo que eu fiz.

Na versão original, o menino deixa uma mensagem de voz para a mãe dizendo que vai viver sem os pais...

Volta de Joon Young

Eu tenho minhas dúvidas se ele realmente voltou...porque apareceu só um vulto, e isso poderia ser fruto da imaginação da Sun Woo.


O que eu achei do final desse drama...

Eu amei! No sentido de, que eles trouxeram tudo de forma muito real, muito ser humano, os conflitos, as resoluções, eu acho que pouquisímos dramas conseguem ser tão realistas com os sentimentos e o funcionamento humano. Um dos melhores drama sobre casamento, relações, traições, que eu assisti. Gostei muito de como se desenvolveu. Além da atuação, que já tinha um elenco maravilhoso, eles foram perfeitos.

Amei o fato deles manterem os conflitos dos personagens, eu odeio quando os personagens melhoram do nada, como se houvesse milagre. A vida não é assim, tudo são processos, e processos doloridos, não tem mágica.

E também mostrou que seria muito difícil aqueles personagem mudarem sem um tratamento... ninguém muda do nada...

Gostei também do contraste do final ser guiado entre a Hye Rim e a Sun Woo, as duas com o casamento destruído, repensando sobre o que tudo isso significa.

Para quem não sabe o drama é baseado na serie Doctor Foster. Na serie original, o filho do casal não retorna.

Esse drama quebrou recordes de audiência na Coreia. E é o drama de maior audiência da JTBC, que antes era Sky Castle.

Mensagem do drama

Acho que o papel principal do drama é: casamento não significa final feliz. Na verdade muitos infernos começam exatamente nesse ponto. Acho que a mensagem é mostrar que vai além de amor, que precisa de respeito, de diálogo, que é uma relação dinâmica construída no dia a dia...que as nossas ações impactam muito mais do que a gente se sequer imagina...que nossos sentimentos não desaparecem apenas porque decidi não os ter mais...

Que casamento pode ser muita felicidade, mas também muito ódio. E que final feliz não existe, porque a vida só tem fim quando nós morremos.

Representação Social

Não é a toa que a instituição casamento rege tantos domínios da sociedade. No passado e ainda hoje através dela que se decidiam futuros das nações, divisão de poder é através do casamento que infelizmente, que o papel da mulher é legitimado, é o casamento o objetivo maior da mulher e o seu sucesso, pois não importa se você tem uma carreira, está feliz e bem resolvida, a pergunta é "quando vai casar?"
"Já casou?"...e quando falamos do divórcio então...nossa a culpa é da mulher que não soube manter o casamento, ou não conseguiu manter o marido....a mulher que foi incompetente, e o drama mostra exatamente isso...

Sun Woo se culpa e acha que a culpa é toda dela....
Hye Rim se culpa e o acha que o relacionamento dela com o Je Hyuk acabou porque ela não conseguiu perdoar ele...

O filho fugiu por culpa da Sun Woo...e assim seguimos colocando a culpa nas mulheres. Porque isso tudo é um sistema de poder e controle muito maior do que podemos imaginar. A questão não é o Tae Oh ter traído, capaz...mas sim a Sun Woo ter enlouquecido....

E quando pensamos nisso com o contexto de uma sociedade que tem uma característica bem forte de constituição confuciana só aumenta...pois é o papel da mulher proteger o casamento, a família, o filho...

E isso fere bastante o modelo ideal da "mãe sábia e boa esposa".

Esse drama teve um importante papel de RS, pois teve alto indices de audiência, e é através da mídia que muitos dos nossos comportamentos são refletidos, claro que também manipulados, mas fico me pergutando que ressonância um drama desses, trás em uma sociedade que sim, está mudando bastante em relação ao papel da mulher, mas que ainda é muito machista, como a Coreia do Sul, principalmente em relação a instituição casamento que é uma das coisas mais importantes na vida das mulheres sul-coreanas....

Quando a realidade do casamento é mostrada dessa forma, e sem um "final feliz", coloco entre aspas porque felicidade não é fim e também é subjetiva, como que isso bate em tudo aquilo que é acreditado...

Espero que tanto para nós, mesmo o drama trazendo questões de outra cultura a instituição casamento tem uma dinâmica muito similar na cultura ocidental também, assim como para as coreanas e coreanos, os dramas possam trazer novas subjetivações...

Em relação ao Joon Young, acho que é importante ressaltar que tanto a Sun Woo quanto o Tae Oh eram pessoas já machucadas em relação aos seus próprios pais, e nós tendemos a repetir o comportamento dos pais...meio que inconscientemente, e principalmente aqueles comportamentos que mais odiamos...foi o que aconteceu com o Tae Oh em relação ao Joon Young...

Acredito que na tentativa de proteger eles, eles acabaram o machucando mais ainda. Porém eles também estavam muito machucados, eu penso ser uma situação onde tentar achar culpados que nem mesmo a Sun Woo trás é uma questão de arrogância...

Claro que, isso não inibe a responsabilidade que as nossas ações tem nas outras pessoas, principalmente quando se é pais. 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E vocês que acharam do drama?

Comentários