At Eighteen (JTBC, 2019) - KDRAMA RESENHA

열여덟의 순간 / Yeolyeodeolui Sungan
Gênero: Drama, vida escolar, família
Episódios 16
Emissora: JTBC
Jul a Set
Segundas e Terças

"Esse drama é a história de estudantes do ensino médio aos 18 anos de idade, a escola esclarecedora que tem uma lição apropriada e é salva,
Não é um romance de fantasia entre o príncipe Kum Soo e a bela Cinderela.
É um drama emocional que se concentra nas emoções experimentadas por pré-adolescentes perigosos e imaturos.

Todos os tipos de mal-entendidos, ciúmes e ódio em seus relacionamentos.
Amor explode de coração. Conflito na vida sem objetivos. Viva uma vida sem sonhos.
Vamos olhar para o mundo deles como ele é.

Se você assistir desse jeito, todos nós vamos embora
Se você relembrar, esses momentos vergonhosos virão à sua mente.
Eles vivem ferozmente na estrutura que os adultos criaram. O modo de vida para escolher é diferente do dos adultos.
Enquanto sofrendo e sofrendo, eles constantemente buscam respostas para suas vidas.
Se está certo ou errado é coragem e juventude. 
Apenas aos dezoito anos!"

Personagens

Ong Sung Woo as Choi Joon Woo

Jun Woo é um aluno transferido, por causa de um fato violento na sua outra escola. Ele é tímido, e não faz amigos facilmente. Quando ele chega na nova escola de cara ele já sofre preconceito por ser transferido e pelo motivo da sua transferência. Jun Woo mora sozinho, não conhece seu pai e a sua mãe trabalha em um restaurante.Ele realiza diversos trabalhos de meio-período para se sustentar. Não tem uma perspectiva de futuro,e muito menos sonhos, o estudo para ele não passa de uma obrigação. 

Kim Hyang Gi as Yoo Soo Bin

Soo Bin é uma menina de personalidade brilhante, que sempre se destaca. Ela é uma boa amiga, sempre pronta para ajudar. Sofre muita pressão da sua mãe, para ter notas melhoras, pois a mãe quer que ela estude na Universidade de Seul. Não tem preconceitos e se relaciona bem com todos. É uma boa estudante, e faz de tudo para agradar a mãe.

Shin Seung Ho as Ma Hwi Young

Hwi Young é o melhor aluno da turma. É também o presidente da turma, ajuda todos os seus colegas.Sempre muito prestativo. Ele sofre muita pressão em casa dos seus pais para ser o melhor. Sua mãe sofre violência doméstica e ele violência física por parte do pai. Tem problemas com o seu próprio desempenho, e é sempre comparado com o irmão mais velho. Ele gosta da Soo Bin, mas ela o vê apenas como um amigo.


Kang Ki Young as Oh Han Kyul

É o professor da turma, sempre preocupado com o desempenho dos seus alunos. Busca se aproximar deles e tenta os ajudar a resolver seus problemas. Quando era mais novo também recebeu exigências de ser o primeiro da turma da sua mãe, e se identifica muito com os seus alunos.

Chunbong High School

Lee Seung Min (이승민) as Lee Ki Tae
Kim Do Wan as Jo Sang Hoon
Moon Bin as Jung Oh Je
Yoo In Soo (유인수) as Yoo Pil Sang
Baek Jae Woo (백재우) as Go Dong
Oh Joon Seo (우준서) as Park Kyu Nam
Shin Ki Joon as Ha Sim Bok

Kim Ka Hee (김가희) as Moon Chan Yul
Kim Bo Yoon (김보윤) as Kwon Da Hwin
Han Sung Min (한성민) as Hwang Ro Mi
Moon Joo Yun (문주연) as Yoon So Ye

Shim Yi Young as Lee Yun Woo (Joon Woo's mother)
Choi Jae Woong as Choi Myung Joon (Joon Woo's father)
Kim Sun Young as Yoon Song Hee (Soo Bin's mother)
Lee Hae Young as Yoo Jong Soo (Soo Bin's father)
Jung Young Joo as Park Geum Ja (Hwi Young's mother)
Sung Ki Yoon (성기윤) as Ma Yoon Ki (Hwi Young's father)

Park Sung Geun as Lee Kwan Yong
Huh Young Ji as Kim Ji Min
Lee Seung Il (이승일) as Joo Hyun Jang


O drama

O drama retrata a vida dos estudantes aos dezoito anos na Coreia do Sul; exigências dos pais, suas decisões de vida,primeiros amores, crises existenciais, conflitos internos...todos aqueles mixes de emoções que tomam a nossa vida quando completamos dezoito anos. O personagem principal é Jun Woo, e o drama inicia com a sua transferência para a escola Chun Bong. Logo no início do drama ele já não é bem recebido, pois todos descobrem que o motivo da sua transferência era uma briga na antiga escola. Jun Woo é tímido e de poucas palavras.Soon Bin desde o primeiro momento sente vontade de se aproximar do Jun Woo e aos poucos os dois vão ficando amigos.

Jun Woo arruma um emprego em uma loja de conveniência. Hwi Young tem um complexo de inferioridade em relação ao filho do motorista do seu pai, Sang Hoon que é literalmente um gênio. Jun Woo acaba sendo acusado de roubo, porque ele vai entregar umas compras em uma dessas aulas particulares, em que o Hwi Young e Sang Hoon fazem parte, e o relógio do professor acaba caindo no lixo, que o professor pede para Jun Woo levar. Só que na verdade Hwi Young pega o relógio, mas não fala nada. A mãe de Jun Woo é chamada na escola, e diz que vai levá-lo para casa. Hwi Young fala ao professor que viu Jun Woo roubando o relógio. Jun Woo confronta Hwi Young. Jun Woo está decidido a sair da escola.  Hwi Young coloca o relógio do professor no armário de Jun Woo, e mostra a todos que o relógio estava lá.  Jun Woo vai atrás de Sang Hoon e pede ajuda, mas ele fica do lado Hwi Young. Jun Woo vai ver o pai, mas ele não o reconhece. Jun Woo decide não ir embora.

Jun Woo volta para a escola, ele diz a Hwi Young para não se meter com ele; Alguns flashs do passado de Jun Woo aparece, e então mostra que na verdade ele não roubou nada na sua antiga escola, mas levou a culpa no lugar de um amigo, Jung Ho. Há um teste de inglês em que as meninas o escolhem os meninos "aleatoriamente", Soo Bin escolhe Jun Woo. No episódio 3 aparece, uma cena quem dá a entender que a mãe do Hwi Young sofre violência doméstica. Começa aparecer também nesse episódio a dominação de Hwi Young sobre as regras da escola. Hwi Young odeia Jun Woo por ele conseguir ver o verdadeiro Hwi Young que nem ele mesmo reconhece ser, porque ele vive um papel de aluno perfeito e também filho perfeito. O episódio 3 termina com Jun Woo recebendo uma ligação do seu melhor amigo Jung Ho, pedindo ajuda. Ele acaba entrando em uma briga com uns meninos da sua antiga escola. E depois encontrando Soo Bin na rua, ela que saiu de casa correndo porque não suportou ver a mãe se humilhando para a mãe de Hwi Young.

E assim o drama vai seguindo, Jun Woo tornando-se mais confiante com a ajuda do professor Oh e da Soo Bin, fazendo amigos e chegando a tornar-se o vice-presidente da turma.

Hwi Young tendo que lidar a pessoa que ele realmente é, ou tornou-se por causa de um ambiente bem opressor.

Soo Bin conseguindo se libertar aos poucos da projeção da mãe.

Jun Woo e Soo Bin


Choi Jun Woo e Yoo Soo Bin se encontram pela primeira vez quando a mãe de Soo Bin quase atropela,Jun Woo. Ao chegar na escola Soo Bin reconhece Jun Woo e pergunta se ele está bem . Jun Woo é um aluno transferido por causa de violência na outra escola. Na verdade ele foi acusado de roubo. Soo Bin o convida para fazer trabalho junto com ela. Soo Bin e Jun Woo acabam se aproximando depois que ela pega a bicicleta dele emprestada. Ela diz a ele que acredita que ele seja inocente na questão do relógio do professor do Hwi Young.Soo Bin escolhe o Jun Woo para ser seu parceiro de inglês, ela é uma das primeiras que nota com ele desenha bem. Soo Bin sempre encontra Jun Woo quando está com dificuldades, ela consegue ser ela mesma quando está com ele. Os dois passam muito tempo juntos, Soo Bin diz a Jun Woo que gosta dele, e depois tenta negar,até que Jun Woo toma coragem e também confessa a ela. A mãe da Soo Bin tenta proibir os dois de namorar, mas eles seguem firme e forte.

O que eu mais gosto no relacionamento dos dois é que quem quer dá um jeito de dar certo. Mesmo com todas as dificuldades eles seguiram fortes e mesmo quando a Soo Bin tava sem celular, ela escreveu uma carta para consolar o Jun Woo por causa do pai. Sempre se dá um jeito de estar perto mesmo quando todas as possibilidades parecem esgotadas.

E isso é recíproco pois quando a Soo Bin foi conversar com o pai dela, e ele falou do divórcio para ela, o Jun Woo a consolou.

E os dois ficaram muito fofos juntos <3

Jun Woo e Ma Hwi Young


Desde o início do drama Jun Woo percebia que Hwi Young não era aquilo que se mostrava.E isso incomodava muito Hwi Young. Hwi Young então passa a praticar bullying contra o Jun Woo e faz diversas coisas para que ele se dê mal, ainda mais por causa do seu antigo histórico. Quando Hwi Young percebe que a Soo Bin gosta do Jun Woo, as coisas são pioram. Logo que chega na escola Jun Woo é apresentado a Hwi Young o presidente da turma. Hwi Young tenta se aproximar de Jun Woo mas ele não dá muito espaço, Soo Bin também se aproxima de Jun Woo, e Hi Young fica com ciúmes. 



Soo Bin  e Ma Hwi Young

Os dois se conhecem desde a infância, Soo Bin considera o Hwi Young como um amigo, mas ele a vê como uma namorada. Os dois se afastam com a chegada do Jun Woo.Hwi Young tenta ajudar a Soo Bin com professores particulares do qual ele tem livre acesso por causa da influência dos pais.

Representações Sociais


Há diversas representações sociais neste drama. A mais gritante é a importância de ter notas altas a todo e qualquer custo.

A pressão para se decidir no ensino médio a profissão.

Eu sempre cito representações sociais que não são tão positivas, mas esse drama trás uma representação social válida principalmente pela sociedade coreana e que foi muito bem interpretada pelo Kang Ki Young, a representação que o professor tem em nossas vidas. Como alguém que nos guia, que nos auxilia e que é um modelo para nós.E nisso o professor Oh foi excelente, defendendo os alunos sempre e fazendo o melhor.

A realidade de quem tem dinheiro e tempo tem mais acesso a educação, e a oportunidades.

O drama mostra também bastante a representação dos estudantes que trabalham e que estudam e ainda precisam de aulas extras para suas atividades extras, Jun Woo correndo de um lado para o outro fazendo de tudo para dar certo. E aí vamos ver muitas pessoas falando "ah viu só...é só ter vontade.." ou "quem quer vai lá e faz..." SQN. Até que chega a realidade e ele tem que desistir de tudo para ajudar a mãe que está com dificuldades financeiras.

E o oposto também é verdadeiro...quando olhamos para Ma Hwi Young, pelo senso comum,ele tinha tudo para ser um estudante incrível, todas as aulas com os melhores professores, não precisava trabalhar,como que ele não conseguia? Bem ele não tinha o mais importante, afeto, carinho e compreensão.

Oh Je quando se assume gay para a Da Heen, todos na escola começam a falar dele pelas costa apontando o dedo.

Diversos dramas já trataram sobre a forjação de notas, neste drama o Escritório da Educação é envolvido,e mostra as consequências desses atos, zerando as notas do Ma Hwi Young. Punindo ele, os pais e o professor.

Outra questão que aparece no drama é "os pais sabem o que é melhor para os filhos"...nem sempre. A mãe do Jun Woo dá uma lição sobre respeito quando a mãe da Soo Bin quer que ela a ajude a separar os dois. Ela fala sobre um assunto do qual muitos adolescente em qualquer lugar do mundo sofre: a falta de respeito com os seus sentimentos e as suas emoções.



Mensagem do Drama


Um drama sobre adolescentes...com dramas e dificuldades de adolescentes...porque gostamos tanto de julgar os adolescentes? quando nós também o fomos e sofremos tanto quanto?

O drama mostra muitas coisas, e trás diversas reflexões...

Começamos então pelo caso do Jun Woo, ele era muito sozinho e desacreditado,sem sonhos e sem perspectiva. Até que ele conhece a Soo Bin, e ela aos poucos desperta nele a vontade de ser uma pessoa melhor. A Soo Bin viu o Jun Woo, não no sentido de ver exatamente,mas ela o enxergou como um ser humano com potencial e forças para se desenvolver...O professor Oh também o viu e acreditou nele o estimulando a se superar e a vencer seus próprios medos. Uma das cenas mais lindas do drama é quando o Jun Woo conta ao professor Oh que queria ir para a faculdade,e ele se emociona. Foi linda essa cena. Há uma cena também que o Jun Woo diz estar estudando bastante para conseguir a aprovação da mãe da Soo Bin para os dois namorarem, e aí o professor Oh faz uma observação muito importante, que nós devemos fazer as coisas PARA nós e POR nós, porque quando colocamos o motivo no outro, a responsabilidade também vai para o outro.

Jun Woo também enfrenta a realidade de lidar com a frustração de encontrar o seu pai, e o pior quando ele descobre que tem um irmão com o mesmo nome. O pai diz que é uma forma de pedir perdão pelo abandono (quando na verdade ele estava fazendo tudo aquilo por ele mesmo e não pelo Jun Woo). Jun Woo então tem que enfrentar a fantasia de um pai amoroso que não existe pela realidade de um pai que o substituiu pelo irmão, nesse momento ele vive um luto: a perda do pai idealizado. A criança interna do Jun Woo sempre esperou pelo pai e sempre sentiu a falta desse pai, o pai que nunca existiu "o sentimento de sentir a falta dele é tudo o que eu me lembro. Apenas esse sentimento."

Soo Bin e a relação com a mãe, a mãe da Soo Bin projeta toda a felicidade dela na filha, todos os seus desejos e as suas vontades,não dando espaço para a Soo Bin ser quem ela deseja ser. Soo Bin não desiste e aos poucos, vai mostrando a mãe que ela é uma pessoa com vontade própria e sonhos diferentes.

Ma Hwi Young sofreu o drama inteiro tentando ser alguém que ele não era. Sendo legal com todo mundo,bancando o inteligente...quando na verdade a sua vida em casa era um inferno. O pai que o agredia e a agredia a mãe, a pressão pelas notas altas e por ser exemplo. Quando estoura a questão das notas dele terem sido maquiadas, o mundo dele desaba, pois ele se esforçava tanto e nem assim tirava as notas altas. Ele consegue confrontar o pai no final do drama dizendo o quanto ele o odiava e quanto ele odiava ser parecido com ele.


Final


O drama termina com Hwi Young realizando trabalhos de meio período depois que ele sai da escola. Jun Woo volta a morar com a mãe por causa das dificuldades financeiras dela. E a cena final é ele e a Soo Bin se despedindo.

Embora estejamos enfrentando esse momento de adeus,
esse adeus não é para sempre...
porque todos os momentos que dividimos ainda estão brilhando...
e os momentos que experienciei aos dezoito anos...foram verdadeiramente bonitos"
Jun Woo


No início do drama eu pensei que era mais um drama sobre escola e adolescentes, mas agora eu tenho uma opinião diferente sobre esse drama.
Acho super válido assistir.

Comentários