My ID is Gangnam Beauty - Kdrama Resenha


Terminou final de semana passado o drama da JTBC, "My ID is gangnam beauty".O drama faz referência as pessoas que fazem cirurgia plástica, "gangnam beauty", beleza de gangnam, porque o bairro gangnam é bastante conhecido por possuir muitas clínicas de cirurgia plástica, e na verdade é um termo bem pejorativo.

Eu acompanhei semanalmente e foi muito gostoso assistir a esse drama. Não é o tipo de drama de ficar reassistindo, Kyung Seo me fez suspirar, mas eu queria mais romance xD

Será que vale tudo para ser aceita na sociedade da beleza?

Sinopse: Kang Mi Rae viveu a sua vida toda lutando contra a sua aparência, tanto o peso quanto o seu rosto. Decidida a mudar a sua vida na faculdade, ela passa por uma cirurgia plástica, que a deixa irreconhecível até mesmo para seu pai, só que ela encontra um ex-aluno da sua escola quando entra para a faculdade, e teme ser reconhecida por ele.

Personagens:


Im So Hyang como Kang Mi Rae
Mi Rae, caloura na faculdade sempre viveu a sua vida sendo humilhada pelos outros por causa da sua aparência. Decidida a viver dias melhores ela passa por uma cirurgia plástica e se torna uma beldade na faculdade. Porém sem autoestima ela não consegue se livrar do próprio passado.
Cha Eun Woo como Do Kyung Suk
Kyung Suk é sempre na dele, e quase não se interessa pelas mulheres que dão em cima dele. Tem problemas com a mãe, freud ia adorar analisar, e isso justifica um pouco da sua conduta, ele é muito sincero e direto. Não tem muitos amigos.
Jo Woo Ri como Hyun So Ah
Amiga falsa da Mi Rae, ela é uma invejosa que só sabe encher o saco, aquela pessoa que não pode ver a outra feliz. Ela têm problemas psicológicos, certo.
Kwak Dong Yun como Yun Woo Young
Ele é sunbae gato, nos primeiros episódios ele mostra interesse pela Mi Rae, um fofo que ajuda todo mundo na faculdade. E claro MEU SHIP xD

O drama:



O drama:
"Uma nova face. Uma nova vida.
Eu realmente quero ser feliz durante os meus dias na universidade."
O drama inicia mostrando Mi Rae no metro com a  sua mãe para realizar a cirurgia plástica, a cada rosto bonito que ela vê, ela o avalia e lhe dá uma nota. Enquanto ela está na sala de cirurgia, ela se recorda da sua infância e adolescência como uma menina que tinha um rosto feio. Na faculdade ela, devido a sua história, sente que as pessoas a olham diferente, e ainda não se reconhece como uma pessoa bonita. 
"Por acaso,
você foi para a escola Jadong?"
Nesse momento ela reencontra um aluno que frequentou a mesma escola que ela, mas com medo de ser descoberta ela finge não o conhecer, em um primeiro momento. Depois de conseguir ser ela mesma na frente das pessoas, dançando, ela ganha um pouco de autoconfiança. Mi Rae começa a fazer amigos e a ser considerada uma das meninas mais bonitas do curso dela na faculdade.
Aos poucos Mi Rae começa a fazer amigos, e ganhando confiança em ser quem ela é. O drama vai se desenvolvendo conforme a relação da Mi Rae com o Kyung Seo enquanto a dela com ela mesmo vai acontecendo. Não tem muitos acontecimentos fora de um drama adolescente normal.
Historia Mi Rae e Do Seo Kyung


Os dois faziam parte da mesma escola no ensino médio. Mi Rae sendo considerada um monstro, e ele o mais popular (bela e a fera?). Quando Do Kyung Seo fala com a Mi Rae no colégio, ela acha que ele está tirando sarro da cara dela também e meio que o xinga. Na faculdade depois de ver ela dançando "New Face" do Psy, ele pergunta a ela se ela não frequentou a mesma escola que ele. Ele também a salva do sunbae que queria se aproveitar dela quando ela estava bêbada. E quando a So Ah começa a se meter com a Mi Rae ele tá sempre atento para ajudá-la. Os dois viram amigos. E é graças a Mi Rae que ele e a mãe fazem as pazes. Kyung Seo deixa bem claro que gosta dela desde o início, ela que é meio tonta e sem autoestima que não enxerga. 
"Como você pode gostar de mim quando você sabe como eu era?
Se eu tivesse mantido aquele rosto você teria gostado de mim?
Você é apenas você."
Kyung Seo auxilia muito a Mi Rae a aceitar e entender a si mesma,ele sempre a encoraja e está do lado dela quando ela precisa. Um relacionamento saudável. Não temos contato físico forçado, e nem aquele jogo chato de vou te humilhar para você gostar de mim. Ele é um parceiro que só agrega na vida da Mi Rae.

"Eu gosto de você.
Vamos começar a namorar."
Mi Rae teve medo de namorar o Kyung Seo baseado no que os outros iriam pensar. E no primeiro momento ela hesitou, o recusando. Após algumas crises de ciúmes, ela então decide aceitar ele e encarar o julgamento das pessoas na relação dos dois.

"Eu acho...
que sorri apenas uma vez durante todo o meu ensino médio.
E foi por sua causa."
So Ah e Mi Rae:


"Desde o momento em que nasci,
e pelo resto da minha vida, eu serei diferente de você.
Eu sou diferente de meninas que querem arrumar a cara para ter uma vida melhor."
So Ah parece muito amigável com Mi Rae no início, dizendo que quer ser sua amiga e tal. Mas a partir do momento em que ela percebe que a Mi Rae é mais famosa que ela na universidade ela tem algumas ações. Primeiro ela vai atrás do Sunbae que tava dando em cima da Mi Rae e dá a entender que tinha uma queda por ele, mas que não podia ficar com ele por causa da Mi Rae. Depois ela em uma reunião onde está todo mundo, deixa óbvio que a Mi Rae tem cirugia plástica. Quando a Mi Rae se machuca no laboratório ela se machuca de propósito também. E no festival da escola que ela chama o primeiro amor da Mi Rae, que a humilhou para causar confusão, nesse fato que a Mi Rae começa a se ligar que a So Ah não é tão amiga assim e fica atenta as ações dela. Ela diz que gosta do Kyung Seo para todo mundo a fim de causar constrangimento na Mi Rae

"Para ser amada,
eu devo ser linda e fofa.
Ao mesmo tempo que não devo saber que sou linda.
Devo ser obediente, e nunca muito inteligente.
Devo sempre sorrir e concordar com os outros.
Devo ser sempre gentil e amigável."
So Ah diz odiar Mi Rae por ela ser bonita. Na verdade o drama mostra a historia de So Ah, ela meio que foi abandonada pela mãe. Então ela passa a se descuidar e ir para a escola toda suja, quando a mãe dela volta e dá um banho nela, e ela retorna a escola limpa, as pessoas percebem o quanto ela é bonita e ela começa a ser aceita no grupo. Então,ela associa a beleza com aceitação, amor e afeto. O fato dela odiar a Mi Rae está que, ela acredita que a Mi Rae não merecia afeto, atenção e carinho por não ser genuinamente bonita, algo que não pertencia a ela.


"Eu acho que a essência natural do corpo é melhor que perfume.
Coisas naturais sempre são melhores do que coisas artificiais."

Mi Rae e Sunbae:
Ele se interessa por ela desde a primeira vez que a vê no laboratório. Depois os dois se encontram em um evento, ele convida ela e a sua amiga para beber. Por causa do aumento do seu aluguel, ele acaba se mudando para o bairro da Mi Rae. Os dois dividem alguns momentos juntos,  e quando ele confessa a ela seus sentimentos, ela o rejeita, porque ela gosta do Kyung Seo. Ele como esse ser lindo e amável apoia a relação dos dois. Eles continuam amigos.

"Você é a mais bonita em nosso departamento.
Pare de brincar.
Eu estou sendo sério.
Eu fiz muitas cirurgias plásticas.
O que há de errado com isso?
Você fez isso para se tornar bonita, e agora você é."

"Não é como se algumas pessoas não merecessem ser amadas...
ou serem proibidas de estar atraídas por alguém.
Não há tal regra."

Representações Sociais:

"Nós perdemos peso mesmo quando não estamos gordas.
Vomitamos e fazemos cirurgias plásticas...
como se fossemos morrer se não formos bonitas.
Damos marcas a cara das pessoas e brigamos entre nós.
Por que no mundo temos que ser assim?"
Na Coreia fazer cirurgia plástica é super normal, difícil um idol que não tenha realizado tal procedimento para se encaixar no padrão de beleza coreana. Temos aqui assuntos como bullying, sendo o principal motivo da Mi Rae fazer a cirurgia por passar a sua infância e adolescência sendo vítima. O questionamento do padrão de beleza coreano, e o julgamento da aparência x cárater. O tema do suicídio também aparece, quando a Mi Rae pensa em se jogar do Rio Han, e então a mãe do Kyung Seo a salva. Assédio sexual e moral dos veteranos com relação aos novatos na faculdade. Um pouco sobre bulimina retratada na So Ah que vomita para manter o seu corpo magro, esse item poderia ser melhor retratado. O papel da mulher na sociedade, como mãe e profissional, quando a mãe do Kyung Seo surta. 

"Eu queria ser normal.
Tudo o que eu queria era uma vida normal como todo mundo.
É algo que eu nunca terei?

Menagem do drama:



"Eu fiz cirurgia plástica para aproveitar o que todo mundo aproveita.
O que há de errado sobre isso?"
O drama trás a questão do bullying, do suicídio, da valorização da beleza, mas acho que tenta incentivar as pessoas a perceberem que não importa o quanto você mude a sua forma física, a sua aparência, sem autoestima, nada disso adianta, e isso já ficou claro nos primeiros episódios, que ela mesmo estando linda não consegue se reconhecer no seu próprio corpo. Acho que ele tenta trazer uma maior aceitação da cirurgia plástica, e o quão isso é importante no padrão de beleza coreana.
"Eu não sou feia nem bonita.
Mas, também não sou normal.
Eu não sei em qual categoria eu devo me ajustar agora."
Outra questão que temos para pensar é a necessidade que nós, como grupos sociais, desenvolvemos de ter que ser aceitos socialmente pelo que a sociedade espera de nós, e não o que realmente somos e o que realmente pensamos.
Mi Rae era julgada pelos outros por causa da sua aparência, mas ela também julgava as pessoas conforme a sua aparência lhe atribuindo notas mentais.

"Por que você fez cirurgia plástica...
na sua face?
Você sabe que eu não tive escolha, a cirurgia plástica.
O que você quer dizer com isso?
Quem diz que cirurgia plástica é algo a se fazer para uns e não para outros?"
"Eu não posso amar como as outras pessoas...
porque...
eu sou uma orca."

Final:

"Eu costumava a avaliar pessoas nas ruas...
baseado puramente em suas aparências.
Mas eu parei de fazer isso em algum momento.
Eu pensei que todos olhavam para mim e me julgavam...
porque eu estava fazendo o mesmo para os outros,
mas eu percebi que são muitas pessoas que estão interessada em mim."
Final bem previsível, mas eu esperava mais. Nada de mais, algumas coisas ficaram meia que "será que..."
Mi Rae desenvolveu sua autoestima, e Kyung Seo se tornou mais sociável. So Ah também pareceu acordar para a vida.

"Eu quero encontrar um homem comum e ter um relacionamento comum.
Não há relacionamentos comuns nesse mundo.
Todo romance é especial."
Eu queria muito que os dois ficassem juntos! Na verdade meu ship era eles xD





OST:
OST fofa, mas nada inesquecível...xD



Minha preferida <3

Dramas Similares: Let Me Introduce Her

Onde assistir:
My Asian TV

Comentários

  1. Resenha maravilhosa. Obrigada pelo conteúdo! 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que sincronicidade! Tava reassistindo esse drama hahahaha, que bom que você gostou!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário