Bulgasal - KDRAMA RESENHA - Episódio 1 e 2




Nome: 불가살 / Bulgasal

 Drama, fantasia, historical

Episódios: 16

Emissora: tvN/Netflix


Episódio 1

"Nesta terra há 600 anos,

viviam seres que não eram humanos.

Eram monstros.

Inúmeros monstros se alimentavam de humanos.

Mas, agora, todos os monstros desapareceram.

Menos eu.

Sou o último monstro sobrevivente.

É impossível que eu morra, ou seja morto, pois sou um Bulgasal.

Para acabar com essa maldição de imortalidade, passei 600 anos procurando por você.

Se eu não tivesse conhecido você, naquele dia há 600 anos..."

Dan Hwal


O drama começa com o Hwal contando a historia de monstros que viviam na terra, e revelando a sua identidade, além de culpar uma mulher pelo que aconteceu (PATRIARCADO É VOCÊ?).

Após essa narrativa inicial, passamos para o final da dinastia Goryeo, em um contexto no qual monstros são reais e se alimentam de seres humanos. Enquanto uma aldeia foge dos piratas japoneses (a Coreia fora invadida pelo Japão diversas vezes no passado), eles identificam um dos monstros comendo restos de pessoas, e uma grávida suplica que seja morta pois seu bebê é amaldiçoado e não pode nascer.

O monstro ao ouvir a historia, e o nome de Bulgasal, vai embora. No outro dia a mulher se mata e a criança nasce sem derramar nenhuma lágrimas. Anos se passam e a criança continua na vila, sem falar, sendo esculhaxada por todos.

Após a morte inteira de uma família na aldeia, eles decidem caçar o menino, pois acreditam que ele seja o responsável por toda a desgraça da aldeia. Enquanto foge do povo da aldeia, o menino acaba caindo nas aguas geladas, e ao cair relembra toda a vergonha, humilhação e rancor da sua vida por ser conhecido como o menino amaldiçoado pelo Bulgasal. O pai o vendera por uma garrafa de bebida para um senhor da aldeia.

Porém ele acaba sendo salvo por uma mulher, e perseguido novamente. Enquanto os homens da vila o perseguem novamente, a mulher o salva morrendo em seu lugar. E a partir daí ele começa a falar. O general Dan Geuk de Goreyo, aparece e salva o menino novamente, dando-lhe um nome: Hwal (que significa renascimento).

Antes de levar o menino uma velha na aldeia diz que ele é amaldiçoado pelo Bulgasal, e que quem estiver com ele sofrerá.

17 anos se passam, e o drama para então para o início da dinastia Joseon.

Hwal se torna caçadores de monstros junto com o seu pai adotivo, o general Dan.

Hwal enterra sua própria filha após derrotar Dueoksini, o filho deve teve os olhos machucados, como a velha da aldeia havia previsto. E a esposa dele, filha do general, também  tem poderes sobrenaturais. 

Hwal reencontra a mulher que o salvou quando ele retorna a sua aldeia antiga, no intuito de matar o Bulgasal para salvar o filho, e descobre que na verdade ela era o Bulgasal. Enquanto Hwal vai a caverna na esperança de encontrar o Bulgasal, o mesmo ataca o acampamento do Hwal.

A esposa e o filho do Hwal acabam morto pelo Bulgasal. Bulgasal tenta matar o Hwal mas algo acontece e ele se transforma.

Episódio 2

Antes de morrer a suposta Bulgasal, diz para o Hwal que ele só criou outro carma ruim, e que ela renascerá com as marcas que ele deixou nela quando a matou. O pai adotivo dele o faz prometer que ele não beba sangue humano, e ele se esforça para manter a promessa. A velha da aldeia fala que o outro bulgasal pegou a alma dele e por isso morreu como uma humana, e isso aconteceu devido ao ódio que ele sentiu ao ter sua família morta.

Em 1593 durante a invasão japonesa, Hwal descobre que há outras pessoas ou melhor ex-demônios atrás da mulher que era o Bulgasal. Hwal faz o objetivo da sua existência uma busca incessante da mulher que matou a sua família

Em 2006 Hwal contrata um detetive para encontrar a mulher, nisso descobrimos que a ex-bulgasal nasce recordando as suas encarnações passadas, e ciente do perigo que corre. Ela e sua irmã mais nova, fogem de casa e procuram uma senhora, que a chama de irmã mais velha (Eoni/Unni). A irmã mais velha fala para a mais nova que não deve procurar a família, a fim de evitar a tragédia, mas a mais nova não resiste, e chama a mãe.

Antes de morrer a irmã mais velha fala para a mais nova que aquela ela a sua última chance de reencarnar, e que ela deveria matar o bulgasal.

A irmã mais velha retorna para buscar a mais nova, e volta para o esconderijo onde estava a senhora.

Os anos passam e ao visitar a casa onde a mãe e a irmã morreram, Bulgasal também retorna lá.

Teoria

Ele vai se apaixonar por ela e proteger ela dos outros demônios, e depois vai descobrir que na verdade ele que iniciou o ciclo kármico entre eles.

Os dois primeiros episódios foram bons, vamos ver como o drama vai se desenrrolar.

Uma coisa que pra mim ficou um pouco confusa foi  a relação da irmã mais nova com o Bulgasal, afinal, quem realmente matou ele no passado, a mais nova ou a mais velha? 

Ou talvez a mais nova seja a ex-mulher dele do passado?

Não sabemos.

Contexto Cultural e Histórico

Alguns personagens da mitologia coreana são apresentadas no dorama, começamos com o nome do drama: Bulgasal.

Bulgasal, é uma lenda que surgiu na Coreia durante a dinastia Goryeo (por este motivo que o drama inicia neste período), e a sua tradução literal significa impossível de matar. Mas na historia original, ele não comia pessoas e sim metal, e por este motivo era impossível de o matar. 

Segundo a enciclopédia cultural de folclore coreano, Bulgasal surgiu quando os monges budistas fugiram de seus templos por estarem tentando implementar o confucionismo (a implementação do confucionismo é diretamente ligada com a criação da dinastia Joseon, que é a dinastia depois da Goryeo), devido a uma ordem de prisão emitida pelo governo. E um desses monge fora pedir ajuda para a sua irmã, a irmã então sugeriu ao marido que entregasse o irmão as autoridades e ganhasse dinheiro com isso. Furioso com a historia o marido matou a mulher e libertou o monge. Enquanto o monge ficou preso dentro de um armário começou a comer agulhas e com isso começou a crescer. Não encontrando metais mais na casa para comer, ele saiu e comeu todo metal que encontrava pela frente crescendo cada vez mais. E cada vez que tentavam o matar, não conseguiam. Há algumas variações de como ele acaba morto.

Jomagu, é um monstro pequeno que roubou a comida de uma mãe e quanto mais ela batia nele mais ele crescia, quando ele ficou forte o suficiente para bater nela, ele a amarrou na arvore e ela só fora socorrida pelos seus filhos depois que chegaram. Sedentos de vingança eles armaram um plano para pegar o Jomagu, resumindo ele termina morto dentro de um caldeirao de comida.

Dueoksini, tem o poder de matar as pessoas pelo controle da mente. Não encontrei muitas referencias sobre ela, mas falam que é um tipo de demônio coreano.

Fontes:

https://folkency.nfm.go.kr/en/dic/3/summary

https://mindmeltonabun-blog.tumblr.com/post/633461535537315840/tale-of-the-nine-tailed-analysis-and-theories-of

http://world.kbs.co.kr/service/contents_view.htm?lang=e&menu_cate=culture&id=&board_seq=129392&page=14&board_code=akoreas_ani

Representações Sociais

Como eu coloquei no inicio do post, não é por acaso que tudo é sempre culpa de uma mulher haha. De alguma forma essa ilustração da culpa do sofrimento do Hwal na Sang Woo, me lembra o mito de adão e eva, mas eu ainda acredito que na historia primordial do drama, está com ele iniciando toda essa função...

O drama trás fortes representações culturais da sociedade coreana através do folclore, apesar de ter mudado um pouco a historia, ou talvez seja essa mesma, mas enfim.

A comida sempre é algo marcante  para a sociedade coreana, e isso é representado no seu folclore, pois o povo coreano passou muita fome por causa das guerras e invasões, e a união, e a divisão de comida foram fatores essenciais que deram força e união para a superação das dificuldades.

A cena em que o Hwal não consegue abraçar o filho, pois vê um espelho de si mesmo. Somos constituidos subjetivamente pelo outro, e quando falamos da função pai dentro das perspectivas sociais/psíquicas isso é muito comum, e reflete sim as nossas próprias condutas, tanto é que o filho morre e ele não consegue o abraçar.

Podemos ver a referencia dos monstros como algo que fere a moral e a perda da humanidade, reforçada pela fala do general, pai adotivo do Hwal, ele suplicou para que ele não perdesse a sua humanidade, mesmo quando ele já não era mais "humano".

Outro ponto importante: REENCARNAÇÃO. Na sociedade coreana, esse tema é super comum, e normal, e é uma crença muito característica das sociedades asiáticas. O drama trás que não importa quanto tempo passe, sempre estaremos ligados aos nossos carmas, até que então resolvemos. E como resolver? O drama também já deu a dica, saindo da mágoa, e indo pro perdão. E como que se perdoa, através da criação de novas vivências que substituam as antigas lembranças e que tenham valor maior do que as que causaram sofrimento, ou seja por meio de relação (que é o que eu acho que vai acontecer...) a velha historia do amor que supera o ódio (e que pode ser bem perigoso fazendo a gente viver microviolencia) mas vamos deixar essa analise pra depois.

O drama está mais avançado na Coreia, mas eu to sem tempo pra assistir pela TvN.

Vamos de netflix mesmo hahahaha

E vocês o que acharam?

Ah última OBS: EU TO SO ESPERANDO O LEE JOON APARECER (OH YEAH OOOO OH YEAH, QUEM AI ENTENDEU A REFERêNCIA HAHAHA)

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