Sabe aquele drama para dar umas boas risadas?
Então!
Eu me diverti muito assistindo Mr. Queen!
Episódios: 16
Gênero: Histórico, Fantasia e comédia
Estreia: 21 de dezembro de 2020
Emissora: TvN
Baseado na novela The Promotion Record Of A Crown Princess, Xian Cheng
Diretor: Yoon Sung Shik (Babel, Hwarang, The King Face, Lee Soon Shin Is The Best)
Roteiristas: Park Gye Ok e Choi Ah Il
Personagens
Shin Hye Sun como Kim So Yeon e Jang Bong Hwan
Kim Jung Hyun como Cheoljong de Joseon
Cha Chung Hwa como Lady Choi
Chae Seo Eun como Hong Yun
Yoo Min Kyu como Principe Yangpyeong
Lee Jae Won como Hong Byul Gam
Contexto:
2020, Seul, Coreia do Sul
Joseon, reinado de Cheoljong (25° rei da dinastia de Joseon)
O drama:
O drama conta a historia de um famoso chef de culinária da casa azul, que após cair da sacada do seu apartamento na piscina, acorda em Joseon, no corpo de uma mulher.
Quando ele acorda, não entende nada do que está acontecendo, e tenta de todas as formas (locais que possuíam água), voltar para o seu mundo atual. Tendo que viver em Joseon ele acaba descobrindo muito da vida do corpo que ele acaba possuíndo.
Kim So Yeong (Shin Hye Sun), é do Clã Kim e futura rainha de Joseon (Rainha Cheorin). Ela tinha caído/se atirado/sido empurrada no lago. Conforme Bong Hwan vai vivendo no palácio ele descobre o quanto ela sofria naquele local solitário, e a sua afeição, não correspondida pelo rei Cheoljong (Kim Jung Hyun).
Cheoljong por outro lado desconfia que So Yeong esteja armando contra ele junto com a rainha-mãe Rainha Sunwon, por isso não demonstra nada ela relação a ela.
Quando o Bong Hwan começa a viver no corpo da So Yeong, ele não tá nem aí para nada e só pensa em voltar para a sua realidade. Com uma atitude totalmente diferente da verdadeira So Yeong, aos poucos ele vai modificando as coisas no palácio.
Bong Hwan chega a retornar para o presente, e descobre que o seu corpo está em coma. Então ele consegue perceber que a So Yeong não tem mais vontade de viver, por este motivo ele não consegue retornar ao seu mundo.
O drama continua na adaptação de Bong Hwan em Joseon.
So Yeon/ Bong Hwan e Cheoljong
Os dois se conhecem desde criança. Há um episódio no passado em que Cheoljong fica trancando dentro de um poço, e a So Yeon que acaba o salvando, porém a historia é distorcida. Os dois crescem prometidos a casamento, pois a So Yeon é membra do clã Kim. Por causa da sua historia com o clã Kim Cheoljong a ignora.
Os dois acabam se casando. E ele quase a mata após isso.
Após a aparição de Bong Hwan, e a mudança de comportamento da So Yeon. Cheoljong começa a se interessar por ela, e perceber que ela é apenas um fantoche na luta pelo poder. Aos poucos ele vai se apaixonando por ela. A So Yeon verdadeira já era apaixonada por ele, o Bong Hwan também se apaixona pelo rei.
Cheol Jong se apaixona pelo Bong Hwan e não pela So Yeong, mas termina com a So Yeong. Achei triste kkk
Foco no dicionário da rainha kkk.
So Yeon e Bong Hwan
Olha, possa ter perdido esse ponto, mas eles tem 0 ligação.
Cheoljong e Lady Choi
Lady Choi fingiu que tinha salvo o Cheoljong e ele acabou se apaixonando por ela por causa disso. Depois ele acaba se afastando dela. E ela no final ajuda ele e a rainha.
Dama da Corte e Cozinheiro
Meu casal preferido do drama é a Dama da Corte e o Cozinheiro. Gente eu amei demais esses dois. Os dois ficaram próximos por falarem mal da rainha. Aos poucos os dois vão se aproximando. E é super engraçado o relacionamento dos dois.
Representações Sociais
O drama trás questões de sexualidade bem importante. Orientação sexual: Um homem cis, passa a viver em um corpo de uma mulher cis (em uma época distinta), e começa a se interessar por outro homem cis. E no drama essa é uma questão de confusão para o Bong Hwan, quando ele começa a ter sonhos com o rei, ele fica se perguntando "e quem eu sou agora?", porém o drama retrata tudo isso de forma muito natural e fluída por um lado e por outro lado fica o questionamento se é natural e fluida porque é dado que se está em um corpo de uma mulher a atração automaticamente será por homens? Tem os momentos que mostra o Bong Hwan no corpo da So Yeon se interessando pelas damas da corte... acho que pode haver diversas interpretações, neste sentido. O que importa pra nós neste caso, é que a personagem não reprimiu seus sentimentos e se permitiu viver o mais importante, que é o amor.
Questão de gênero: Um homem passa a viver no corpo de uma mulher, e automaticamente passa a se comportar como ela (no sentido de entendimento das teorias estruturalistas gênero é definido socialmente , em seus comportamentos e designações, sobre o que é ser homem e ser mulher na sociedade, e está atrelado ao sexo biológico. Então a partir do momento em que ele passa a viver no corpo da rainha (neste caso), ele passa a se comportar com o gênero mulher (análise sobre o comportamento no drama, não to dizendo que é assim que acontece, mas no drama foi o que aconteceu), porém o drama retrata que o homem em um corpo de uma mulher deixa o comportamento mais fora da normalidade (aquilo que é definido socialmente), mas não extingue as representações sociais do ser mulher (já que esse papel é definido socialmente). Porém quando a gente olha outros dramas em que pessoas do futuro voltam ao passado, tem os mesmos tipos de comportamento. E ai vamos para aquelas representações sociais estereotipadas: mulheres são calmas e meigas; homens são brutos e fortes; mulheres não falam o que pensam; homens falam tudo o que pensam... e por ai vai.
Quando o Bong Hwan fica grávida, ele solta uma frase de que agora a vida dele tinha acabado e que o único papel dele era gerar aquela criança, trazendo a questão da mulher que se torna mãe e acaba perdendo a sua identidade como mulher, na Coreia antiga. Para quem não sabe Confúcio fala que a mulher deve obedecer seu pai, seu marido e seu filho, ou seja, nunca é dona do próprio nariz, ainda mais quando estamos falando de Joseon.
Vi em uma outra resenha sobre casamento intercultural, e fez bastante sentido. Porque eles eram coreanos, mas de épocas diferentes, costumes diferentes.
Final
O último episódio do drama mostra uma revolta do rei e da rainha, com a corte coreana. O Bong Hwan retorna ao presente como sendo uma pessoa do bem, com bons feitos para a sociedade. E a So Yeong e o Cheol Jong vivem pacificamente em Joseon.
Não gostei. Porque não fez muito sentido. O Bong Hwan que conquistou o coração do Cheol Jong, mas quem ficou com ele foi a So Yeong.
Reflexão do Drama
Olha gente, eu ri bastante, mas o conteúdo do drama em si...é bem raso. Ou eu não entendi muito bem, mas fala sobre liberdade (pelo menos é o que aparece no final).
Pra mim o que ficou foi o amor. A gente não se apaixona por gêneros ou sexos biológicos, e sim por pessoas e suas atitudes. Independente das nossas classificações ou designações sociais, no final o que importa é como nos sentimos, e o que faz nosso coração vibrar.
OST
Não grudou na minha cabeça.
POLÊMICA DO DRAMA
O drama enfrentou diversas polêmicas na Coreia e fora banido de exibição dentro do território coreanos, seus atores tiveram prejuízos comerciais, e também há pedidos que o drama deixe de ser exibido no VIKI. O drama é baseado em uma novela chinesa, e dentro dessa novela havia uma linguagem preconceituosa sobre os coreanos, esse é o primeiro ponto. O segundo ponto é que os coreanos sentiram um certo desrespeito por um documento importante da historia da coreia, e também considerado pela UNESCO patrimônio de historia da humanidade sobre os Anais de Joseon. A produção do drama disse que a ideia principal era ter uma alma moderna em um corpo de uma figura histórica. Porém o drama manteve todos os seus 20 episódios e foi bem popular durante a sua exibição, aliás um dos mais populares da TvN.
Fontes:
https://www.thestar.com.my/lifestyle/entertainment/2021/01/26/k-drama-039mr-queen039-gets-in-trouble-for-misrepresenting-korean-history
https://www.kdramapal.com/mr-queen-gets-involved-various-controversies-prod-team-issues-public-apology/
https://www.jazminemedia.com/2021/03/all-vod-services-of-the-hit-tvn-drama-mr-queen-disappear/
MINHA OPINIÃO GERAL FINAL
Shin Hye Sun mais uma vez arrasou na sua personagem (PALMAS). Eu adoro ver como ela cada vez mais se destaca nos dramas e como a sua atuação tem melhorado com o tempo.
Não analisei as brigas políticas porque tudo se resumia ao poder e tirar o rei do poder e aquela coisa que estamos carecas de saber (quem assiste dramas históricos claro...)
A questão do poço, eu também não analisei, mas basicamente queriam matar ele.
Sinceramente assisti esse drama mais para rir do que qualquer outra coisa, e as vezes é isso. Dramas para rir.
Bem por enquanto esse drama tá no VIKI, mas parece que a partir do dia 21/04 vai ficar só para os VIKI premium... (NÓS QUE LUTE)
Comentários
Postar um comentário