The Widow (1955) - Park Nam Ok - KMOVIE


Esse filme é o primeiro filme dirigido por uma mulher, em pleno anos 50!.

Foi indicado pela professora do curso ao qual eu estou fazendo, sobre mulheres no cinema coreano.

Bem, é possível assistir o filme com legendas em inglês no canal que o governo coreano disponibilizou.


Elenco

Min-ja Lee, Seong-ju Lee, Tak-kyun Lee

O filme

O filme conta a historia de uma viúva, Lee Sin Ja. Ela vive com sua filha pequena Ju, em um vilarejo na Coreia. O marido morreu na guerra. Sin Ja trabalha para sustentar a filha. Ela recebe ajuda financeira de um velho amigo do marido. A esposa desse amigo um dia vai procurar ela e insinua que os dois estão tendo um caso. Sin Ja nega e conta ao Song Jin que a esposa dele foi vê-la.

A vizinha de Sin Ja vê a esposa do Song Jin na praia com outro homem. Sin Ja também vai a praia neste dia com sua filha Ju. Enquanto se distraí conversando com a vizinha, Ju acaba quase se afogando. Quem a salva é Taek, o amante da esposa do Song Jin. Sin Ja conhece Taek, e agradece por ter salvado sua filha.

Song Jin descobre que a esposa o traí, porém não comenta nada com ela. Sin Jae e Taek se veem novamente. Song Jin conta a Sin Ja que sabe que a mulher dele está o traindo, ela o aconselha a perdoar e esquecer. Após o almoço com o Song Jin Sin Ja reencontra Taek.

Os dois vão para casa dela beberem juntos. A esposa do Song Jin vai a casa de Sin Ja e encontra Taek. Ele diz a ela que os dois irão casar. Ju, a filha de Sin Ja, não gosta da ideia. Há um viúvo, vizinho da Sin Ja  que diz a Ju que cuidara dela.

Para agradar Taek, Sin Ja diz que mandara Ju para o senhor Song. E assim o faz. Enquanto trabalha Jin, o amor de Taek, aparece e ele vai embora com ela.

Sin Ja entre o remorso de ter mandado a filha para longe e a falta do Taek, termina bebendo com a vizinha. O filme termina com Taek parado falando alguma coisa.

Representações Sociais

É um filme bem moderno para a sua época. Uma viúva que deixa a filha, com um homem para viver o seu amor...até mesmo na sociedade atual seria julgada.

O filme mostra a solidão da Sin Ja. E apesar que ela poderia ter seduzido o amigo do marido, ela decide não fazer. E ai ela conhece o Taek.

Logo no início do filme a vizinha da Sin Ja diz a ela " Um pouco de flerte é tudo que você precisa", referindo-se a dinheiro.

E ela retoma dizendo a vizinha "você pensa que todas as viúvas são desesperadas".

O Song Jin diz a esposa depois de descobrir que ela o traí "há regras em um casamento."

Outro ponto que neste filme, temos a mulher que traí o marido e não o marido que traí a mulher saindo um pouco do clichê.

O filme também apresenta um pouco do cotidiano da Coreia nos anos 50. A inserção das mulheres no mercado de trabalho, a Sin Ja se virando para sustentar a filha.

Ela escolhe o amor, mas ela também autoculpa quando diz ao senhor Song "eu sou uma péssima mãe".

O desejo das mulheres coreanas no pós guerra.

Outros pontos de análise também aparecem no filme: o uso de Hanbok, o consumo de cerveja e cigarro.

Comentários