Finding Mr. Right - CMOVIE RESENHA



Eu adorei esse CMOVIE que fala sobre família e amores que acontecem onde menos se espera.  O filme conta a historia de Wen Jia Jia que está grávida do seu amante, e que não pode ter o filho na China, acaba indo para Seattle nos Estados Unidos para ganhar o bebê. Logo que ela chega nos Estados Unidos ela encontra Frank, motorista responsável por levá-la as casas de maternidade. Quando eles chegam na casa de maternidade, a polícia estava lá então Frank decide levá-la a uma casa que ele 

conhece.

Ao chegar na casa Jia Jia causa grande confusão por causa do quarto pequeno, e diz que pode resolver tudo com dinheiro. No primeiro momento ela e as mães da casa não dão muito certo. Jia Jia tem uma personalidade forte e atitudes espaçosas, a convivência com ela é dificil no primeiro momento. Frank também a ela para sua primeira consulta com a obstetra, a ajuda a preencher o formulário.

A médica da Jia Jia conta que Frank era médico na China, então Jia Jia o questiona, ele diz a ela que desistiu porque não parecia médico. Enquanto eles fazem coisas juntos aos poucos vão se conhecendo melhor, ele conta a ela que tem um filha, e que a mãe dela está na China.

Ao chegar da sua ida ao médico Jia Jia vê o pai do filho da, na entrada da casa, e descobre que este é americano. Mais tarde as duas começam a discutir por causa do drama, que a Jia Jia tava dando spoiler e ela também trás a tona o pai do bebê da . Mary, a dona da casa, manda-as parar. Então ela e o Frank vão para uma festa, onde ela conta a ele que o pai do bebê dela não havia ligado fazia dias, que ela não tem emprego e que o namorado dela, não se divorcia, e que sem uma certidão de casamento ela não pode ter um filho na China. E que não pode registrar o bebê no governo chinês.

Jia Jia manda fotos dela na balada com o Frank para o pai do bebê na China, e ele acaba ligando para ela. No outro dia ele liga novamente e ela conta que é um menino o bebê. Ele promete visitá-la no natal.  No natal ela se arruma toda para esperar o namorado, mas ele não vem, manda uma bolsa de marca para ela.

A filha da Mary com o marido e os enteados vem para o natal. Jia Jia acaba na casa do Frank e cozinha para ele. Ela conta que era editora de uma revista de Gourmet. Frank conta como conheceu a escola na faculdade de medicina, e que ele largou tudo para cuidar da filha.  Ao contar a historia dele, ela descobre que na China já tentou marcar consulta com ele para o pai dela. Jia Jia conta a ele sobre as bolsas e ele acaba dando um presente de natal a ela.

Frank recebe uma ligação sobre a filha ter uma crise de asma, e os dois vão buscá-la. A crise era falsa Julie apenas não queria ficar com a mãe. Os três acabam passando o Natal juntos.

Ao voltar para casa, Jia Jia ajuda , a ir ao hospital.  Enquanto espera na recepção, Frank a encontra lá, e os dois presenciam pela primeira vez o bebê chutar.

Jia Ji finalmente entende o relacionamento da Yi Zhou. O americano que ela viu era doador de esperma, a Yi Zhou tinha uma namorada. Frank deixa a filha na casa, para ir a Nova York tentar o exame do Conselho de Medicina. Jia Jia e Julie passam um tempo juntas, e Jia Jia decide levá-la a Nova York. Em Nova York após uma discussão entre ambas, Julie pede ajuda a uma policial e Jia Jia é quase deportada.

Frank e Jia Jia fingem serem namorados, contam historias. Ele fica furioso com ela pela negligência com a filha dele. Ao voltar ao hotel Jia Jia tem seu cartão negado, e Frank aparece para ajudá-la. Ela acha que aconteceu alguma coisa com o pai do bebê. Frank a acalma e os dois retornam a Seattle. Ao voltar para casa ela descobre que o pai do bebê fora preso. Jia Jia fica sem dinheiro, acaba ajudando com as tarefas da casa de maternidade para se sustentar. Ela também tenta vender suas bolsas de grife. Uma das mulheres a ajuda com fraldas para o seu bebê. Mary diz a ela que não poderá cuidar dela no pós parto mas que Frank irá cuidar, pois a filha dela tá grávida.

Ao morar com Frank, ele conta a ela que tá divorciado e que a ex-esposa vai se casar. Frank divide com ela as preocupações em relação a filha, sobre as condições financeiras. Jia Jia vai ao casamento da ex-mulher de Frank com ele, e diz ser a namorada dele. E fala ao novo marido da mãe da Julie que o Frank é bom de cama (essa cena hahahaha). No casamento Jia Jia passa mal e acaba ganhando o bebê.

Frank salvou a vida dos dois. O bebê foi para incubadora por icterícia. Jia Jia ficou 3 dias de coma por hipertensão induzida pela gravidez. Ele cuida dela o tempo todo. Julie também volta para casa.

Os 4 passam a viver juntos e felizes, até que o pai do bebê manda buscar a Jia Jia e o filho. E ela vai. Frank e Julie ficam devastados mas não tentam a impedir.

Na China Jia Jia se vê sozinha no meio do luxo e da riqueza, e seguido pensa em Frank. Então ela larga o Zhong, e cria um site sobre culinária, passa a morar sozinha com o filho pequeno.  Enquanto isso Frank tenta praticar a medicina nos Estados Unidos.  Os dois se reencontram em Nova York no Empire State por causa de uma foto que Julie faz o pai mandar a Jia Jia.


Representações Sociais no Filmes

O filme trás diversos temas para reflexão. Começando com a questão da maternidade na China e o fato dela ser totalmente dominada por uma lógica patriarcal e machista, ou seja, a mulher só pode ter filho se for casada. Porque caso a mulher tenha filhos sem ser casada essa criança, não tem direitos básicos oferecidos pelo governo chinês, como educação por exemplo. Isso tira a total liberdade da mulher na sua escolha de ser mãe com a vontade ou não de um casamento. Ou até mesmo coloca que a maternidade é apenas para mulheres casadas, obviamente, com homens. Porque como o filme mesmo mostra na historia de Yi Zhou que foi aos estados unidos para ser mãe, pois ela e a sua companheira queriam ter um filho.

Na China é comum que mulheres que engravidam e que não sejam casadas, abortem. E quando as mulheres decidem ter a criança, além de serem estigmatizadas socialmente, passam diversos preconceitos, até mesmo na busca de emprego. Parece que mulheres que tem filhos fora do casamento precisam pagar uma taxa ao governo, por causa do planejamento familiar, mesmo sendo primeiro filho. E essa taxa varia de provincia a provincia. (https://www.globaltimes.cn/content/790393.shtml#.Utkb6RbGLoY)

Outro aspecto que o filme também aborda é a questão da Jia Jia se envolver com um homem casado, e como uma "punição" ela ter que passar por dificuldades.

O personagem do Frank é retratado no filme como um homem "fracassado", pois mesmo sendo médico a mulher ganhava mais que ele e isso afetava diretamente o relacionamento deles, já que pela normativa social é papel do homem prover o lar. E neste caso ele que cuidava da filha e do lar. E é muito interessante a forma como o filme aborda esse tema.

Em questões mais emocionais vemos um enorme crescimento da Jia Jia que chega aos estados unidos toda se achando, e com muita imaturidade, para uma Jia Jia que entende que ter dinheiro não significa felicidade, que desiste do dinheiro, e mesmo sabendo de todas as dificuldades, ela decide cuidar do filho sozinha.

Frank também desenvolve seu personagem, entendendo que status não é tudo e que ele pode sim encontrar seu "lugar" no mundo.  Ele adquire autoconfiança, e a Jia Jia tem um papel importantíssimo nisso.

Há um enorme respeito entre o Frank e a Jia Jia. Ele respeita quando ela parte de volta para a China, aliás ele respeita toda a vulnerabilidade emocional dela, sem em nenhum momento tentar tirar proveito dela. E isso que torna o relacionamento deles tão bonito e sincero.

O filme todo é dirigido e escrito por uma diretora mulher a Xue Xiaolu, e por este motivo podemos ver toda essa ótica mais focada nos problemas reais do feminismo.

O finding mr. right 2, não é a continuação deste filme.

O filme tá disponível na Netflix, com legendas em português.

Comentários