Estreia - Haechi - Episódio 1 Resenha


Ai, primeiro deixa eu dizer que eu AMO DRAMAS QUE RELATAM FATOS HISTÓRICOS.
E Haechi é um desses dramas, logo já to amando desde o princípio (já vou avisando que vamos fazer relação com a historia real e a apresentada no drama e vai ser lindo). Segundo que o meu amado anjo da morte (SORRY mas o verdadeiro anjo da morte é o Jung Il Woo, 49 days um dos melhores dramas da vida!). E terceiro que Go Ara SEMPRE arrasa!

Para falarmos desse drama temos que fazer o contexto histórico. Tem muitos aspectos que podem ser analisados, ótimo para investigar sobre rituais e cultura coreana.

Sinopse:
Um monte de pessoas aleatórias se juntam para reformar o Saheonbu.

Ok, mas que diabos é o Saheonbu?
É um escritório, que fazia parte dos três escritórios (삼사) de Joseon, a sua finalidade era verificar, e monitorar a administração do rei, evitando corrupção e incompetência, encarregado de manter a moral pública e lidar com as queixas da população. Segundo informações históricas, esse modelo existe desde Silla, sempre visando manter os costumes confucionistas.

"Esse drama foi feito baseado em fatos históricos"

O ano de 1719. Últimos anos do reinado do rei SukJong. Rumores estavam se espalhando pelo país inteiro...que o principe herdeiro não podia ter filhos. Durante aquele tempo, a parte Seoin era a parte governante. Mas, eles eram divididos em dois grupos Sorons e Morons, e cada grupo queria apontar um principe diferente para o trono. Enquanto isso, o principe herdeiro era deixado com algumas pessoas da parte Namin. E durante esse período, em que o país estava em um caos completo, havia uma poderosa autoridade judicial em Joseon, Saheonbu.

As autoridades do Saheonbu, são muitas vezes chamadas de Haechi. Haechi é um animal legendário que julga os bons e os maus.


Período Histórico
Talvez traga futuros spoilers xD

Rei SukJong (Yi Sun) foi o 19th rei da dinastia Joseon.  O reinado do rei SukJong foi um reinado próspero, porém com muita disputa política entre as facções.

"Nos primeiros anos do reinado de Sukjong, a facção do sul e a facção ocidental entraram em confronto por causa do funeral da rainha Insun. A facção do sul afirmou que o período de luto deve durar um ano, enquanto a facção ocidental argumentou por um período de nove meses de luto. Um período de luto de um ano significava que Hyojong de Joseon era considerado o filho mais velho, enquanto o período de 9 meses sugeria que Hyojong não era considerado o filho mais velho, seguindo as regras que governavam a classe yangban. Em outras palavras, a facção ocidental via a família real como a primeira da classe yangban, em vez de uma classe à qual diferentes regras se aplicavam. As duas facções também estavam em conflito sobre a questão da luta contra a dinastia Qing, que era considerada um país bárbaro (em oposição à dinastia Ming) que ameaçava a segurança nacional de Joseon. A facção do sul, liderada por Heo Jeok e Yun Hyu, apoiou a guerra contra Qing, enquanto as facções ocidentais queriam se concentrar primeiro em melhorar as condições domésticas.

Sukjong a princípio ficou do lado da facção sulista, mas em 1680, Heo Jeok foi acusado de traição por facções ocidentais, o que levou à execução de Heo Jeok e Yun Hyu e expurgo da facção sulista. Este incidente é chamado Gyeongsin hwanguk (경신 환국). Agora no poder, a facção ocidental se dividiu na facção Noron (Aprendizado Antigo), liderada por Song Siyeol, e a facção Soron (New Learning), liderada por Yun Jeung. Depois de nove anos no poder, o Noron entrou em colapso quando Sukjong depôs Rainha Inhyeon, que foi apoiado pela facção ocidental, e nomeou a consorte Hui do clã Jang (também chamado Consort Jang ou Jang Hui-bin) como a nova rainha. Ela é amplamente considerada uma das mulheres mais bonitas da Dinastia Joseon, e sua beleza foi mencionada nos Anais. A facção ocidental irritou Sukjong quando se opôs à nomeação do filho de Consort Jang como príncipe herdeiro. A facção sulista, que apoiou Consort Jang e seu filho, recuperou o poder e expulsou a facção ocidental, executando Song Siyeol como vingança. Isso é chamado Gisa Hwanguk (기사 환국).

Cinco anos depois, em 1694, a facção sulista estava planejando outro expurgo da facção ocidental, acusando-os de conspiração para reinstaurar a rainha deposto Inhyeon, quando Sukjong começou a se arrepender de depor a rainha Inhyeon e favorecer o consorte Suk do clã Choe (Consort Choe) aliado da Rainha Inhyeon e da facção Noron. Irritado com a tentativa da facção sulista de expulsar os ocidentais, Sukjong abruptamente virou-se para expulsar os sulistas e trouxe a facção ocidental de volta ao poder. A facção sulista nunca se recuperaria desse golpe, também chamado Gapsul hwanguk (갑술 환국). Sukjong rebaixou "Queen Jang" para Consort "Jang Hui-bin" e reintegrou a "Rainha Inhyeon". A consorte Jang acabou sendo executada (com veneno) por amaldiçoar a rainha Inhyeon até a morte dela. A facção de Soron apoiou o príncipe herdeiro Hwiso (Yi-Yun), filho de Consort Jang, enquanto a facção Noron apoiou o filho de Consorte Choe, o príncipe Yeonying (Yi-Geum), mais tarde Yeongjo de Joseon. A tarde "Rainha Inhyeon" e a recém-instalada "Rainha Inwon" não tinham filhos.

Em 1718, Sukjong permitiu que o príncipe herdeiro, em breve Gyeongjong de Joseon, governasse o país como regente. Sukjong morreu em 1720, supostamente após dizer a Yi Yi-myoung para nomear Yeoning-geum como herdeiro de Gyeongjong, mas na ausência de um histriografista ou gravador. Essa vontade levaria a mais uma purgação que levou à execução de quatro líderes noruegueses em 1721, seguida por outra purgação com a execução de oito pessoas norueguesas em 1722.

Sukjong fez a reforma do sistema tributário (大同 法), promoveu o uso da moeda (mun coreano) e permitiu que a classe média e os filhos de concubinas avançassem para posições mais altas no governo nas províncias. Em 1712, o governo de Sukjong trabalhou com a Dinastia Qing na China para definir as fronteiras nacionais entre os dois países nos rios Yalu e Tumen. O governo japonês reconheceu Ulleung Island como território de Joseon em 1696 (o governo coreano insiste que Liancourt Rocks também foi reconhecido. [1] Mas o governo japonês insiste que Liancourt Rocks não era reconhecido como território de Joseon [2]).

O reinado de Sukjong também viu o desenvolvimento agrícola de províncias distantes e aumentou as atividades culturais, incluindo publicações. Ele morreu depois de reinar por 46 anos em 1720, aos 60 anos. Ele foi enterrado em Myeongreung (명릉) na província de Gyeonggi, na cidade de Goyang, dentro do Western Five Royal Graves (서오릉 五 陵 서오릉 seooreung)."

Em 1690, a designação de Gyeongjong como herdeiro do trono desencadeou uma luta entre as facções políticas de Noron e Soron, que apoiaram Gyeongjong de Joseon.

Após a morte do Rei Sukjong em 1720, o Príncipe Real Sucessor Hwiso (Yi Yun, 이윤 왕세자) subiu ao trono aos 33 anos como Rei Gyeongjong. Quando Sukjong morreu em 1720, ele supostamente disse a Yi Yi-myoung para nomear Yeoning-geum como herdeiro de Gyeongjong, mas surgiram suspeitas entre Soron, inimigos de Noron, da ausência de um historiador ou gravador.

Gyeongjong sofria de problemas de saúde durante seu reinado, e a facção política de Noron pressionou Gyeongjong a renunciar em favor de seu meio-irmão, o príncipe Yeoning. Em 1720, dois meses após sua entronização, seu meio-irmão, o príncipe Yeonging (o futuro rei Yeongjo) foi instalado como Irmão Sucessor do Príncipe Real (wangseje, 왕세제, to) para cuidar dos assuntos do Estado, já que a frágil saúde do rei tornava impossível gerenciar política.

Dizem que a mãe de Gyeongjong, Lady Jang, era culpada por suas doenças. Ela foi condenada à morte por veneno, em 1701. Após a decisão, Lady Jang implorou para ver seu filho, o príncipe herdeiro (mais tarde Gyeongjong). Quando ela correu em direção a ele para cumprimentá-lo, ela infligiu uma lesão grave no baixo-ventre do príncipe herdeiro que o deixou estéril e incapaz de produzir um herdeiro. Devido à frágil saúde do rei Gyeongjong, ele não tinha energia ou tempo para fazer algo significativo nos quatro anos de seu reinado.

Isso agravou a luta pelo poder e levou a um grande massacre, a saber, o Shinimsahwa (辛 壬 士 禍). Os norons enviaram memoriais para o rei sem efeito, enquanto os Sorons usaram isso a seu favor - alegando que a facção Noron estava tentando usurpar o poder e, subsequentemente, remover sua facção rival de vários escritórios. Membros da facção Soron tiveram a idéia de assassinar o herdeiro (Yeoning-geum) sob a cobertura da caça de uma raposa branca que dizia estar assombrando o palácio, mas a rainha viúva Inwon o protegeu e ele foi capaz de continuar vivendo, depois disso, ele disse ao rei que preferia ir e viver como plebeu.

Durante seus quatro anos de reinado, houve dois grandes incidentes de massacre; um é Sinchuk-oksa no qual o partido político no poder, Soron, varreu o opositor Noron, um grupo que insistiu que o meio-irmão de Gyeongjong, o príncipe Yeoning, tratasse dos assuntos nacionais em nome do fraco e enfermo rei durante o primeiro ano de Gyeongjongreign 1720 e o outro é Imin-oksa que ocorreu no segundo ano de seu reinado, por volta de 1722. A história chama incidentes como Sinim-sahwa. Durante seu reinado, ele fez pequenas armas em imitação das armas ocidentais e reformou o sistema de medição de terras nas partes do sul do país. 

O rei Gyeongjong morreu em 1724 e foi sepultado na montanha Cheonjangsan de Yangju. O título do túmulo foi concedido como o Uireung.

Houve algumas especulações dos membros do partido Soron de que seu meio-irmão, o príncipe Yeoning, teve algo a ver com sua morte devido à tentativa anterior da facção de Noron para que ele substituísse Gyeongjong no trono, mas vários historiadores agora concluem que ele poderia morreram comendo frutos do mar estragados, como descrito no livro de Homero, A História da Coréia. “Mas podemos duvidar da verdade do rumor, pois nada do que é dito sobre aquele irmão indica que ele cometeria tal ato, e em segundo lugar um homem que comerá camarões no meio do verão, que foram trazidos trinta. milhas do mar sem gelo poderiam esperar morrer. ” (COPIA E COLA DA WINKIPÉDIA)

  • Facção entre morons e surons é real
  • Rei Gyeong Jong realmente não podia ter filhos
  • Rei Gyeong Jong morre cedo
  • Príncipe Yeoning (Yi Geum) se torna rei.
  • Príncipe Yeon Ryong
O drama

Episódio 1

O príncipe lowly

O drama inicia em 1719, um ano antes do rei SukJong morrer. Falando do príncipe herdeiro que não podia ter filhos, enquanto que as facções moron e soron lutavam pelo poder.No meio disso tudo tinha então o escritório dos Saheonbu, inspetores que tentavam deixar Joseon fora da corrupção. 
Nessa noite, os inspetores do Saheonbu estavam armando uma inspeção ao primeiro ministro, Kim Chang Joong (Noron). Yeoning retorna a Hanayang. A facção noron está apoiando o príncipe Mil Poong. Príncipe Yeoning é perseguido após fazer o exame no lugar de outra pessoa. Príncipe Yeon Ryeong descobre que o príncipe Yeoning retornou a Joseon. Príncipe Mil Poong se apresenta com a Geonmu (dança da espada) para a festa da rainha. Yeon Ryeong leva Yeoning para a festa da rainha.  O Rei manda avisar que quer falar com o príncipe Mil Poong.  Os morons acreditam que o príncipe Mil Poong vai se tornar o príncipe herdeiro.  Saheonbu planeja prender o príncipe Mil Poong. Yeoning pega Yeo Ji mexendo nas coisas de Mil Poong.  Mil Poong pega Yeo Ji tentando fugir, mas Yeoning a salva mudando o foco dele. 

Bem o foco do drama é como o Saheonbu trabalhava. Il Woo sempre arrasando e Go Ah Ra nem se fala *---*. O início do drama fala que é baseado em fatos históricos então vamos acompanhar \o/
 Meu príncipe lindo <3
 Nós estamos apenas tentando fazer nosso trabalho como inspetores do Saheonbu.
 Morri de rir nessa cena <3
 Por isso você parece péssimo...
 <3
 Seongu, dança das espadas
 Me deixe dizer algo já que estamos falando de sangue real.
Não me chame de Hyung (termo que os meninos usam para falar com irmãos mais velhos, ou amigos mais velhos)
Você nem mesmo é filho do rei.
Você é...
meio parente.
 Eu sou herdeiro direto do Príncipe So Hyeon
O trono real originalmente pertence ao meu pai e a mim!
 Nem sonha.
Isso é besteira. Quem quer que pegue o trono é o vencedor.
 Entendo. Então eu tenho seios pequenos.
Eu nunca tive interesse nisso antes.
Então os meus deveriam ser no mínimo daquele tamanho?
Os meus precisam ser grandes para entrar naquele quarto, certo?
 Eu estou dizendo que você não consegue abri-lo com isso.

 Por que um rato bonito está vivendo nas montanhas?




Onde assistir:
My Asian TV





Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_monarchs_of_Korea
https://en.wikipedia.org/wiki/Yeongjo_of_Joseon
https://en.wikipedia.org/wiki/Gyeongjong_of_Joseon
https://en.wikipedia.org/wiki/Sukjong_of_Joseon
https://en.wikipedia.org/wiki/Sukjong_of_Joseon

Comentários